Óbidos, Sociedade

Objectos de design contemporâneo feitos com técnicas tradicionais em Óbidos

ODesign é o novo projecto do Município de Óbidos. Visa a criação de objectos de design contemporâneo, mas feitos com técnicas tradicionais. Os produtos são elaborados pelos utentes do programa municipal Melhor Idade. O projecto será apresentado no próximo dia 28 de Janeiro, às 18h00, na Galeria do Pelourinho, no âmbito das celebrações do Feriado Municipal de Óbidos. 

Um dos projectos do Odesign é o das T-shirts. Estas peças de roupa são enriquecidas pela aplicação/colecção de pins, recuperando a tradição dos lenços de namorados. Nesses lenços, as raparigas escreviam mensagens de amor que ofereciam aos seus namorados, fazendo juras de amor eterno. Este projecto procura estimular essa dimensão ao introduzir a criatividade dos designers locais, que reinventam a sua linguagem e suporte. As T-shirts podem ter mensagens de amor com linguagem SMS, ou símbolos relacionados com as tradições dos territórios, mas sempre bordadas pela comunidade sénior que integra o projecto. 

Também inspirada na importância da Casa das Rainhas em Óbidos, desenvolveram-se um conjunto de peças de adorno, as Jóias das Rainhas d’Óbidos. Objectos requintados, que resultam de um trabalho de análise de fontes imateriais. O projecto nasce da observação da tradição das rendas realizadas pela população feminina a que se juntaram outros materiais, (re)criando novos produtos. 

Recorde-se que o Programa Melhor Idade surgiu há 5 anos com o objectivo de criar um conjunto articulado de respostas sociais adequadas aos seniores e reformados do Concelho de Óbidos, promovendo o aumento da sua qualidade de vida, através da implementação de medidas e serviços que conduzam a uma valorização pessoal e social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *