Cultura, Reguengos de Monsaraz

Carlos Mendes apresenta em Reguengos de Monsaraz as canções que marcaram a sua carreira

O cantor e compositor Carlos Mendes vai actuar no sábado, dia 29 de Janeiro, pelas 21h, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Neste espectáculo organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Carlos Mendes vai fazer uma viagem musical pelas canções que marcaram as suas quatro décadas de carreira. Os bilhetes para o concerto, no valor de 2,5 euros, podem ser adquiridos durante a semana no Posto de Turismo Municipal e no dia do espectáculo no Auditório Municipal. 

Carlos Mendes fundou o famoso conjunto musical Sheiks, em 1963, juntamente com Paulo de Carvalho. Em 1967 iniciou a carreira a solo com a edição de uma versão de “Penina”, de Paul Mc Cartney. No ano seguinte venceu o Festival RTP da Canção com a música “Verão” e participou no Festival da Eurovisão, realizado em Londres, no Royal Albert Hall. Em 1972 ganha novamente o Festival RTP da Canção, desta vez com a “Festa da Vida”, que se classifica em sétimo lugar no Festival da Eurovisão em Edimburgo, na Escócia. 

Carlos Mendes tem mais de uma dezena de álbuns editados, a que se somam vários singles, colectâneas e colaborações com artistas como Fernando Tordo, Paulo de Carvalho ou o maestro Pedro Osório, que o acompanharam no espectáculo “Só Nós Três”, apresentado em 1989 no Casino Estoril e que originou uma digressão internacional. Para além do disco que resultou deste espectáculo, na sua discografia destacam-se álbuns como “Jardim Jaleco” (1978), “Não me peças mais canções” (1994) e “Vagabundo do Mar (1997), mas também os premiados “Triângulo do Mar”, que recebeu o prémio da crítica em 1980, ou “Amor Combate” (1976) e “Canções de Ex-Cravo e Malviver” (1977), onde sobressaíram canções como “Alcácer que vier”, “Lisboa meu amor”, “Ruas da minha cidade” e “Amélia dos olhos doces”. 

O sucesso de Carlos Mendes não tem sido conseguido apenas na área musical. No cinema trabalhou com Lauro António e Luís Filipe Costa, tendo ainda participado e colaborado como autor e actor em vários programas de televisão, filmes e séries.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *