Póvoa de Lanhoso, Sociedade

“Vencer o tempo nas 7 Cidades” arranca em Janeiro na Póvoa de Lanhoso

Após a assinatura do Protocolo, em 19 de Outubro de 2010, arranca o Projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades” na Póvoa de Lanhoso, nos próximos dias 26 e 27 de Janeiro.
 
Sensibilizar, divulgar e implementar o conceito “Cidades Amigas do Idoso” em Portugal é o que pretende este Projecto, ao qual a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso aderiu como fundadora.
 
Assim, numa primeira etapa, o processo inicia-se com a auscultação dos mais idosos no sentido de perceber qual o seu grau de satisfação ao nível do concelho da Póvoa de Lanhoso a diferentes níveis (espaços exteriores e edifícios, transportes, habitação, participação social, respeito e inclusão social, participação cívica e emprego, comunicação e informação e serviços comunitários e de saúde – temas de verificação da OMS). Desta forma, serão realizados quatro Workshops dinamizados pela “Vencer o Tempo” – Associação para a Educação e Prevenção da Saúde com vista à recolha de testemunhos dos mais velhos (cerca de 60 idosos do concelho).
 
Numa segunda etapa, que irá intervir ao nível da intergeracionalidade, pretende-se sensibilizar os mais jovens para a participação no Projecto através de voluntariado. O projecto pretende ser uma referência na sociedade, em relação aos valores sociais que defendemos e que precisamos de voltar a implementar, de forma inovadora, aliando, harmoniosamente, o meio e o indivíduo, num registo intergeracional. Desta forma, serão realizadas duas sessões, uma no dia 26 Janeiro, na EPAVE, e outra, no dia 27 de Janeiro, na Escola Secundária, com vista a Apresentar o Projecto; auscultar as propostas dos jovens para o Projecto e incentivá-los à participação efectiva enquanto voluntários. Os jovens que se mostrarem motivados a integrar este projecto terão formação para o efeito através da Universidade Lusófona. Pretende-se apelar à responsabilidade dos mais jovens, junto dos mais idosos, para que possam ajudar a quebrar com ciclos de solidão e isolamento na terceira idade.
 
Calendarização dos Workshops
Dia 26 de Janeiro (Quarta-Feira) 
·         C. S. Taíde – 10h30
·         EPAVE – 14h30
·         Centro Convívio de Vilela – 16h00
·         
Dia 27 de Janeiro (Quinta-Feira)
·         S. João de Rei (na sede da Junta de Freguesia) – 10h00
·         Escola Secundária PVL – 15h05
·         Universidade Sénior – 16h45
·         
Oportunidade de partilha entre gerações
 
Os jovens da Póvoa de Lanhoso vão ter a oportunidade de escolher e poder participar numa experiência piloto de relacionamento intergeracional. O Projecto tem como objectivo uma verdadeira interacção entre as faixas etárias. Os jovens vão ser os responsáveis pela criação e manutenção de laços de afecto e solidariedade com os mais velhos, de quem vão “cuidar” através de palavras e de gestos de amizade e respeito. Os seniores serão responsáveis por captar o interesse dos mais novos para a sua experiência, para as suas histórias de vida, aumentando assim os conhecimentos, mas também outras capacidades como a atenção, a memória e a tolerância dos mais jovens. Neste projecto, direitos e deveres estarão lado a lado, numa luta pela preservação dos valores e da memória patrimonial que os mais velhos guardam.
Ao Projecto, jovens e idosos aderem voluntariamente.
 
São também fundadores do Projecto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades” juntamente com a Póvoa de Lanhoso, os Municípios de Maia, Angra do Heroísmo, Alfândega da Fé, Portimão, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real de Santo António.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *