Porto de Mós, Sociedade

Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural participa em sessão de trabalho em S. Bento – Porto de Mós

Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, esteve presente, dia 20 de Janeiro, numa sessão de trabalho sob o mote “Estratégia de Desenvolvimento do Património Natural, no âmbito da Biodiversidade, do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros”, em S. Bento, Porto de Mós, juntamente com várias entidades ligadas a esta temática – ICNB, Direcção Geral de Veterinária, Comité Nacional do Leite, Governo Civil de Leiria e de Santarém, Juntas de Freguesia e Associações pertencentes ao Parque Nacional das Serras de Aire e Candeeiros.
A reunião foi organizada pela Câmara Municipal de Porto de Mós e pela Câmara Municipal de Alcanena, com o objectivo de apresentar uma estratégia de desenvolvimento integrado nas áreas da agricultura, pastorícia, produção animal, ambiente, economia e turismo, com vista ao crescimento da região.
Após a apresentação da estratégia, os trabalhos seguiram com a visita às áreas de intervenção, nomeadamente, à Queijaria “ Agro Ferreira & Valente, Lda.”, sediada em S. Bento e à Queijaria “ Lacticínios Santos Costa Lda.”, localizada na Serra de Santo António.
Até agora, esta é uma ideia apenas embrionária mas da qual já se conseguiram frutos. Uma equipa técnica será organizada e ficará responsável pela elaboração de um plano de actuação concreto e escrito, pela definição das questões protocolares e angariação de entidades colaboradoras, numa primeira fase, que deverá ser apresentada numa nova sessão de trabalho a acontecer dentro de pouco tempo.
O principal objectivo do projecto é a implementação de uma gestão estratégica integrada que assenta na formação de uma entidade que seja mediadora e um auxiliar, a diferentes níveis, junto das áreas produtivas referidas. Segundo um dos oradores “a busca pela sustentabilidade, ou viabilidade económica, social e ambiental no longo prazo, é a nossa meta”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *