Educação

Universidade de Évora fez avaliação pedagógica positiva

Para avaliar o percurso, os processos implementados e os resultados alcançados nas Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), promovidas pela Câmara de Évora nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho, foi realizada, pela Universidade de Évora, uma Avaliação Externa. 

Este relatório foi feito pelo Departamento de Pedagogia e Educação, tendo as opiniões gerais sido positivas, constatando-se que, na generalidade, as AEC vão ao encontro das necessidades e expectativas da maioria dos pais, havendo empenho e motivação da parte dos alunos, o que evidencia a importância destas actividades no meio escolar. 

O Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular veio consolidar o conceito de escola a tempo inteiro potenciando o acesso de todos os alunos a um conjunto de aprendizagens enriquecedoras do currículo e ao desenvolvimento de competências diversificadas (sócio-afectivas, psicomotoras, cognitivas e académicas). 

Os indicadores, importância das AEC, satisfação dos pais, motivação e empenho dos alunos, evidenciam a importância das AEC no meio escolar. No entanto, verifica-se a existência de alguns problemas relacionados com questões organizacionais, pedagógicas, e de articulação entre os diversos intervenientes, cuja resolução será essencial para garantir uma oferta de qualidade e o sucesso deste programa. 

De um modo geral, o estudo corrobora o processo de monitorização do programa, realizada pelo Município e os agrupamentos, sendo que muitas das sugestões deixadas foram já implementadas. Destas, destaca-se a adequação das AEC aos alunos com Necessidades Educativas Especiais: a selecção das AEC de acordo com projecto educativo dos agrupamentos: inclusão de uma actividade de Sensibilização de Língua Gestual Portuguesa no Agrupamento de Escolas N.º 1 – Malagueira e de Expressão Dramática nos restantes agrupamentos, formação para professores de Inglês, organizada em parceria com a Associação Portuguesa de Professores de Inglês, em 2008, formação para todos os professores das AEC, realizada pela Universidade de Évora. Mais recentemente, foi implementado um modelo de formação interna, em forma de workshop, desenvolvido pelos diversos professores com supervisão dos coordenadores de área. 

Verificou-se também o reforço da comunicação entre os diversos agentes: caderno das AEC, distribuído individualmente a cada aluno no início do ano lectivo; uma maior articulação horizontal (entre professores do mesmo ciclo) e vertical (entre os professores das AEC e os departamentos curriculares). Para a articulação vertical, têm os coordenadores de área desenvolvido diversos esforços junto dos vários departamentos, tendo já sido implementadas algumas medidas de articulação. 

Ocorreu ainda a melhoria das condições de contratação dos professores das AEC, valorizando-os profissionalmente e à sua actividade; e ajustes às planificações, com vista à sua integração aos projectos educativos dos agrupamentos e às ofertas do Município, concorrendo para processos de aprendizagem suportados na aquisição de competências. 

As AEC actualmente existentes são: Inglês; Expressão Dramática; Música; Língua Gestual Portuguesa; Iniciação às Tecnologias de Informação e Comunicação; Hip-hop; Actividade Física e Desportiva; Danças; e Jogos Matemáticos.

O Município é entidade promotora das AEC desde 2006, em estreita colaboração com os agrupamentos de escolas do concelho. Desde o início conta com a parceria técnico-pedagógica do Conservatório Regional de Música – Eborae Mvsica, da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação e da Associação Pédexumbo. 

No presente ano lectivo, foram estabelecidas parcerias com Departamento de Artes Cénicas da Universidade de Évora, o Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, a Associação de Surdos de Évora, a Cooperativa para a Educação, Reabilitação e Inserção de Cidadãos Inadaptados de Évora, CRL; a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e a Associação de Paralisia Cerebral de Évora.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *