Santa Maria da Feira, Sociedade

Gastronomia regional encerra Fogaceiras em Santa Maria da Feira

O extenso e diversificado programa de animação da Festa das Fogaceiras termina este fim-de-semana com uma proposta gastronómica. Sábado e domingo, 22 e 23 de Janeiro, onze restaurantes do concelho de Santa Maria da Feira associam-se aos “Fins-de-Semana Gastronómicos Porto e Norte.Come” e incluem nos seus cardápios assado misto de carnes e Fogaça, acompanhados de outras iguarias.  

Renascer, Manjar da Cruz, Praceta, El Puerto de La Cruz, Sitius e O Conde do Castelo (Santa Maria da Feira), Quintinha Gabriel (São João de Ver), Pedra Bela e Taverna (Caldas de S. Jorge), O Retiro da Transmontana (Fornos) e Rei da Picanha (Escapães) são os onze restaurantes do Concelho que aderiram a esta iniciativa, promovida pela Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, em parceria com a autarquia feirense. 

O prato escolhido foi “Assado misto de carne sobre leito de arroz de forno, batata assada com tomilho e lágrima de esparregado” e a sobremesa será, naturalmente, o doce típico de Santa Maria da Feira e símbolo da Festa das Fogaceiras, com uma irresistível sugestão: “Fogaça da Feira com doce de abóbora com nozes, ladeada de mel e acompanhada com vinho do Porto.”  

Promover o turismo na região 

Os “Fins-de-semana Gastronómicos Porto e Norte.Come” têm como objectivo atrair e fidelizar turistas através de roteiros gastronómicos, convidando os turistas a degustar a gastronomia e vinhos da região, mas também a desfrutar da paisagem, história e arte de bem receber dos municípios do Porto e Norte.  

Para além da proposta gastronómica deste fim-de-semana, os turistas que visitarem Santa Maria da Feira poderão usufruir, através do vale “Feira Vale +”, de descontos de 50% na entrada do Castelo, Visionarium – Centro de Ciência, Museu Convento dos Lóios, Museu do Papel Terras de Santa Maria, Museu de Santa Maria de Lamas e Zoo de Lourosa – Parque Ornitológico, beneficiando ainda de 10% na aquisição de merchandising. Excepção feita às Termas de S. Jorge, que disponibilizam visitas gratuitas, de carácter histórico e patrimonial, ao balneário termal, e promovem descontos de 10% nos programas de um dia de termal break, durante a época termal (de 14 de Fevereiro a 17 de Dezembro), convidando o visitante a uma primeira experiência com o termalismo.

Mais informações sobre os “Fins-de-Semana Gastronómicos Porto e Norte.Come” em Santa Maria da Feira, nos sítios www.cm-feira.pt e www.portoenorte.pt.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *