Cultura, Évora

Homenagem a José Saramago na Biblioteca Pública de Évora

José  Saramago, nome maior da literatura portuguesa contemporânea, vai ser homenageado hoje, dia 20 de Janeiro, às 21.00 horas, numa Roda de Leitura guiada pelo professor e ensaísta Carlos Reis. A par da Roda de Leitura é inaugurada a exposição Vontades. Uma leitura de Memorial do Convento, da autoria do artista plástico José Santa-Bárbara, que também vai estar presente. 

A Roda de Leitura

Memorial do Convento é o ponto de partida para mais uma Roda de Leitura. Uma das obras mais significativas do autor, e ao mesmo tempo uma das mais controversas, é espelho da vida e da obra do escritor: amado por uns, odiado por outros. Para falar do escritor e do seu legado, convidou-se Carlos Reis, actual Reitor da Universidade Aberta e autor do livro Diálogos com José Saramago.

Ensaísta e professor, Carlos Reis é licenciado em Filologia Românica e doutorou-se em Literatura Portuguesa, pela Universidade de Coimbra. Tem leccionado Literatura Portuguesa, Teoria da Literatura, Literatura Espanhola e Estudos Queirosianos. Prestigiado Professor Catedrático, tem sido convidado em muitas outras Universidades, a saber: Espanha, Alemanha, Brasil e Estados Unidos da América. Especializado em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e em Teoria da Narrativa, publicou sobre esta área vários livros de prestígio internacional e assinou dezenas de artigos em diversas revistas universitárias. Publicou entre outras obras, Diálogos com José Saramago, em 1998. 

A Exposição

A ilustrar a sessão dedicada ao escritor recentemente falecido, inaugura-se também a exposição de pinturas de José Santa-Bárbara incluídas no ciclo «Vontades. Uma leitura de Memorial do Convento» e que ilustram a edição especial dessa obra de José Saramago, comemorativa do vigésimo aniversário da sua primeira edição, em Outubro de 1982.

Esta exposição é a interpretação de José Santa-Bárbara, através do meio de expressão que é a pintura, do livro Memorial do Convento. Ao percorrer a narrativa de José Saramago, o pintor foi adivinhando rostos e lugares e descortinando sentimentos. O resultado é, no dizer de muitos, realmente surpreendente. As telas, algumas de grandes dimensões, agarram o fio da história, deixando no espaço onde se encontram a atmosfera do igualmente grande livro Memorial do Convento, o mais lido dos romances do Prémio Nobel da Literatura.

A sessão, que tem lugar hoje, dia 20 de Janeiro, às 21.00 horas é de entrada livre, sendo apenas necessário proceder a uma inscrição prévia.

Para inscrições ou mais informações, pode-se aceder ao sítio da BPE na Internet em http://www.evora.net/bpe ou telefonar para o nº 266 769 330.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *