Abrantes, Sociedade

Encontro Ibérico do Azeite em Abrantes

A Câmara Municipal e a Associação Centro Comercial Ar Livre promovem o Encontro Ibérico do Azeite a realizar no centro histórico de Abrantes, nos dias 25, 26 e 27 de Fevereiro.
O objectivo é debater o sector através da mobilização de agentes económicos a ele associados – agricultores, olivicultores/produtores de azeite, entre outros – de Portugal e de Espanha e o estabelecimento de parcerias que potenciem o desenvolvimento desta fileira no espaço Ibérico.
Ao mesmo tempo, pretende afirmar Abrantes como a capital do azeite.
O Encontro Ibérico do Azeite incluirá duas iniciativas:
Simpósio Técnico – Realiza-se no Cineteatro S. Pedro nos dias 25 e 26 e será um espaço de debate que contará com a presença de oradores portugueses e espanhóis;
Fórum do Azeite – Aberto ao público em geral, realiza-se no centro histórico (instalações da antiga rodoviária), de 25 a 27 de Fevereiro, e aglutinará um conjunto de iniciativas sobre a temática do azeite nas suas diferentes dimensões. Apresentará uma exposição interactiva sobre o processo de fabrico; uma outra sobre as marcas da cultura do azeite no concelho de Abrantes; uma loja de produtos regionais; um espaço de provas de receitas; venda de produtos cosméticos elaborados com azeite e um espaço de olivoterapia (massagens com azeite). Neste espaço decorrerão ainda vários workshops que abordarão temas como a análise sensorial do azeite e produção de sabão com azeite usado, entre outros.
A Organização do Encontro tem subjacente uma  Comissão Organizadora, na qual se encontram representados diversos agentes governamentais e não governamentais que intervêm na fileira do azeite em Portugal.
 
Mais informações sobre o programa e inscrições em www.cm-abrantes.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *