Educação, Mação

Câmara Municipal de Mação apoia estudantes

A Câmara Municipal de Mação entregou oito novas bolsas de estudo a jovens estudantes do Concelho – que ingressaram, este ano lectivo de 2010/2011, no Ensino Superior – numa emocionante cerimónia realizada na sexta-feira passada, 14 de Janeiro de 2011, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Estas bolsas juntam-se às 12 renovações de outros alunos que já se encontram na universidade, totalizando 20 os bolseiros Maçaenses a usufruírem, este ano, do apoio da Autarquia.
Ao contrário dos anos anteriores, a Autarquia atribuiu este ano, excepcionalmente, mais três novas bolsas do que o habitual, uma vez que não se procedeu à renovação de três bolsas, nos termos do regulamento.
A iniciativa de atribuir bolsas de estudo anuais a alunos do Concelho de Mação que frequentem o Ensino Superior teve início no ano lectivo de 2004/2005. Desde então, a Autarquia concede novas bolsas por ano, mantendo-as até ao final dos respectivos cursos, desde que o aproveitamento o justifique. Esta foi uma das formas encontradas pela Autarquia – reconhecendo os encargos de uma família quando tem filhos a estudar fora, durante quatro ou cinco anos – de apoiar as famílias mais carenciadas do Concelho contribuindo, simultaneamente, para o enriquecimento do percurso escolar e formação destes jovens.
Cada aluno recebe, mensalmente, 150 euros durante nove meses do período lectivo, o que se traduz num encargo de 1350 euros anuais por cada aluno, totalizando, no presente ano lectivo, um investimento de 27 mil euros anuais com os 20 bolseiros.
Para Saldanha Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Mação, “estes jovens representam a nossa terra e estas bolsas pretendem estimular isso levando o nome de Mação porta fora”. Já Vasco Estrela, Vereador da Educação, salientou que “aqui estão muitos dos melhores do Concelho. O futuro que vos desejo é que possam colocar-se ao serviço da nossa terra, peço que nunca esqueçam o vosso Concelho e que saibam aplicar nele toda a vossa sabedoria”. Explicou que “não foi possível chegar a todos”, dado o grande número de candidaturas.
Os novos bolseiros frequentam cursos de Reabilitação Psicomotora, Engenharia Informática, Produção Alimentar da Restauração”, Nutrição e Dietética, Marketing, Direito, Ciências Farmacêuticas e Geografia e Planeamento Regional.Novos Bolseiros:
Daniela Dias, Marcelo Mendes, Francisca Dias, Joana Pedro, Duarte Lourinho, Vanessa Albuquerque, Pedro Nunes e Mariana Alves.
Prémios de Mérito Escolar
Paralelamente, a Câmara Municipal de Mação atribuiu também os Prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, bem como do Secundário, num reconhecimento pelo seu esforço e boa prestação escolar. Os Prémios do 2.º e 3.º Ciclos são de 250 euros e o do Ensino Secundário é de 500 euros. A atribuição destes Prémios é feita com base na informação disponibilizada pela EB 2,3/S de Mação.
Os prémios de mérito estão na “antecâmara da excelência”, referiu Vasco Estrela no momento da entrega dos diplomas.
Presente na cerimónia, José António Almeida, Director do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, sublinhou que este tipo de apoios e “de se manter as bolsas até ao fim do curso não acontece em todos as Câmaras do País”, salientando que um dos alunos distinguidos com um Prémio de Mérito é da Freguesia de Cardigos” (a mais distante da Sede de Concelho), sendo um estímulo e um “sinal importante de como em Mação acontecem coisas que não acontecem noutros Concelhos para onde muitos vão estudar”.
Alunos distinguidos com o Prémio de Mérito Escolar:
– Diogo Marques, 2.º Ciclo do Ensino Básico; Ana Marques, 2.º Ciclo do Ensino Básico; Ana Teresa Matos, Ensino Secundário.
Prémio de Excelência Escolar Gonçalo Matos
Este ano a Câmara Municipal instituiu ainda o Prémio de Excelência Escolar Gonçalo Matos, no valor de 500 euros. Um galardão que assume a designação correspondente ao nome do aluno que, no ano lectivo anterior, obteve a melhor classificação de acesso ao Ensino Superior. Este ano, duas estudantes Maçaenses receberam esta distinção, pois obtiveram média igual e a mais elevada na candidatura ao Ensino Superior.
Gonçalo Matos, o aluno que empresta o nome a este prémio até outro aluno superar a sua classificação, estuda Matemáticas Aplicadas à Computação no Instituto Superior Técnico, esteve presente na cerimónia e quis deixar umas palavras de agradecimento à Câmara Municipal pelas diversas oportunidades oferecidas aos estudantes do Concelho, entre elas a Viagem de Estudo a França. Aproveitou a ocasião para se dirigir aos colegas e dizer que “não temos que nos envergonhar de ser de Mação”, um Concelho do Interior. Visivelmente comovido e orgulhoso, Saldanha Rocha referiu ser “o melhor aluno que até agora passou no Técnico”, pelo que receberá uma distinção daquela instituição.

Alunas distinguidas com o Prémio Gonçalo Matos: Ana Teresa Matos e Alexandra Dias.
Refira-se que Ana Teresa Matos recebeu duas distinções: o Prémio de Mérito Escolar do Ensino Secundário e o Prémio de Excelência Escolar Gonçalo Matos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *