Educação, Lamego

Intervenção municipal transforma Escola Nº2 de Lamego num moderno centro escolar

     A ampliação e requalificação da Escola Nº2 de Lamego, localizada na Av. Egas Moniz, vai ser o próximo passo no processo de reorganização da rede escolar que a Câmara Municipal de Lamego está a concretizar com o objectivo de dotar de melhor qualidade o ensino pré-escolar e 1ºciclo do concelho. Esta intervenção dará lugar à criação de um moderno centro escolar, adaptado às necessidades actuais, e apto a responder ao previsível aumento do número de alunos que ali passarão a ter aulas.

     O início das obras deve ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano, estando neste momento em fase de concurso público a adjudicação da empreitada. A ampliação e requalificação do interior do edifício e da área envolvente deste estabelecimento de ensino, segue-se à construção de raiz de três novos centros escolares no concelho de Lamego, dos quais apenas falta entrar em funcionamento o Centro Escolar de Lamego que está a surgir junto à Escola EB 2/3.

     Para além de estar prevista a renovação das actuais salas de aula, das instalações sanitárias, da cozinha e do refeitório, a “nova nº2” vai contar com quatro salas novas, uma delas destinada ao pré-escolar e as restantes ao 1ºciclo. Serão ainda criadas salas dedicadas à música, à informática e uma vocacionada para o ensino especial. A juntar a isto, a requalificação da envolvente exterior incluirá a criação de um parque infantil e a construção de um parque de estacionamento de apoio. A autarquia de Lamego prevê investir nesta intervenção cerca de 1 milhão e 733 mil euros, a qual terá comparticipação de fundos comunitários.

     Como solução temporária enquanto decorre o período de obras, estimado em cerca de 12 meses, esta empreitada contempla a instalação de contentores que funcionarão como salas de aula para mais de 200 alunos, com vista a minimizar eventuais constrangimentos para a comunidade educativa. 
 

     Com a construção de novos centros escolares, uma prioridade absoluta da Câmara Municipal de Lamego, as crianças do concelho que frequentam o Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo têm à sua disposição uma escola de melhor qualidade e mais inovadora. A criação de escolas de nova geração visa combater o abandono e exclusão escolar, garantir a oferta de refeições e outros apoios sociais aos alunos e implementar o programa Escola a Tempo Inteiro.

     Os novos estabelecimentos de ensino garantem a igualdade e qualidade do acesso a espaços educativos, possibilitando o enquadramento das exigências, transformações e expectativas de qualidade que existem hoje no Sistema Educativo, eliminando para isso a diferenciação entre escolas grandes e pequenas, entre escolas rurais e urbanas, promovendo uma verdadeira igualdade entre todas as crianças do concelho. 

     O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, defende que o actual reordenamento do ensino pré-escolar e 1ºciclo constitui “uma reforma do sistema educativo sem paralelo na História do nosso concelho. Pese embora os actuais constrangimentos financeiros, considero que o investimento municipal na Educação é absolutamente estratégico para consolidar os actuais níveis de progresso social e económico.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *