Cultura, Santo Tirso

«Santo Tirso e o advento da República»

Depois da primeira apresentação, em Outubro de 2010, no átrio da Câmara Municipal, a exposição «Santo Tirso e o advento da República» chega agora ao Centro Cultural de Vila das Aves, onde ficará patente de 21 de Janeiro a 19 de Junho. Organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta exposição surge no âmbito das celebrações dos 100 anos sobre a revolução de 5 de Outubro. 

As comemorações oficiais, iniciadas em 2010, terminam apenas em Agosto deste ano, sublinhando a perspectiva local (concelhia) dos acontecimentos. Com esta exposição, a Câmara Municipal documenta não só este importante período da História nacional como presta uma singela homenagem aos primeiros republicanos de Santo Tirso. 

Desde o início do século XX que se multiplicaram os sinais da sua chegada, com o intensificar da luta empreendida pelo movimento republicano contra a monarquia na imprensa diária, nos comícios e nas sedes do poder. As sucessivas crises políticas protagonizadas pela monarquia e a intervenção do Rei precipitaram o desenrolar dos acontecimentos. Em 1910, a revolução do 5 de Outubro prontamente se estenderia ao país, que a recebeu por telegrama.  

Para Santo Tirso, foi nomeado um administrador civil e formada uma Comissão Municipal para conduzir o concelho no novo regime. Lentamente empreendia-se a construção de uma nova realidade política e social; a República.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *