Ansião, Sociedade

Arranjos exteriores da Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor… – Ansião

Os arranjos exteriores da Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor, em Santiago da Guarda, estiveram em análise na reunião da Câmara Municipal de Ansião de 14 de Janeiro, por via da abertura do concurso público para aquela intervenção. A obra pretende a valorização da área envolvente à Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor e integra, entre outros, a criação de um espaço multiusos para realização de feiras mensais e temáticas, a instalação de um parque infantil associado à temática do monumento, um espaço central de convívio e dinamização de elementos performativos, culturais e recreativos, espaços de repouso e circulação pedonal e a inclusão de elementos de água, com repuxos e canais em tijolo. A Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor é o único monumento nacional existente no concelho de Ansião e ganhou destaque acrescido com a descoberta, já neste século, de uma villa Romana no seu interior. Esta especificidade, única na Península Ibérica, a par do conjunto arquitectónico que a enquadra, levou à inclusão dos arranjos exteriores na candidatura da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE), no âmbito do QREN. Uma candidatura aprovada e que permitirá a concretização da obra, cujo valor ronda os 500.000 Euros, financiados pelo PROVERE em 70 %.

Refira-se ainda que a integra o chamado Eixo da Romanização, a par do Museu e Ruínas de Conímbriga e do Museu e villa Romana do Rabaçal. Um eixo a que se deverá juntar, a breve trecho, a cidade de Tomar.  

…e informações sobre o IC8 marcaram reunião de Câmara. 

Ainda nesta reunião de Câmara, o Presidente Dr. Rui Rocha informou que, em reunião ocorrida a 13 de Janeiro, lhe foi apresentada, por representantes da Estradas de Portugal e da ASCENDI, a geometria definitiva do traçado do IC8. Este traçado contempla todas as questões consideradas estratégicas pela Câmara Municipal de Ansião, nomeadamente a criação de quatro zonas de ultrapassagem no troço do IC8 entre Pombal e o Avelar, a construção dos nós de Mogadouro, Nogueiros, Maxial e Camporês, a criação de uma via paralela ao IC8, entre os Olhos de Água e o futuro nó do Maxial, bem como a iluminação dos nós de Ansião e Avelar. O arranque das obras no IC 8 acontece em Abril de 2011 e o troço Pombal- Ansião será um dos últimos intervencionados.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *