Portimão, Sociedade

Algumas coisas que ainda não sabe sobre a Quinta Pedagógica de Portimão

Inaugurada em Abril de 2008, a Quinta Pedagógica de Portimão recebeu até ao momento cerca de 90 mil visitantes, maioritariamente de escolas da região, e está a atravessar um novo fôlego, com o objectivo de alargar os públicos que actualmente a visitam, através da promoção de um conjunto de novas iniciativas. 

Newsletter mensal 

Uma das primeiras novidades é uma folha informativa, cujo nº 1 saiu este mês, e que visa manter um elo emocional com os actuais e futuros visitantes, publicando diversas notícias sobre a vida na Quinta, como o nascimento de animais e outros acontecimentos de interesse, ao mesmo tempo que divulga o programa de iniciativas agendadas e ainda reserva uma rubrica para os comentários dos seus frequentadores, entre outros conteúdos. 

Os interessados poderão acompanhar esta newsletter, solicitando o seu envio através dos seguintes contactos: Rua David Gonçalves Vieira – Aldeia Nova da Boavista – 8500-301 Portimão | telefone 282 480730 | fax 282 480739 | e-mail:quinta.pedagogica@cm-portimao.pt

Por outro lado, a Quinta lançou um folheto genérico bilingue, em Português e Inglês, onde divulga as principais características deste espaço que evoca a vivência rural em pleno meio citadino. 

Apoio social com tonelada e meia de alimentos 

A nível social, têm sido levadas a cabo diversas acções de índole comunitária, em especial no apoio a instituições particulares de solidariedade, como o Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, o Lar do Bom Samaritano, o Lar da Nª Sra. da Conceição, o Lar de Idosos da Raminha e o Catraia – Centro de Acolhimento Temporário para Menores em Risco, as Santas Casas da Misericórdia de Estômbar e de Lagos, e ainda a EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco. 

Entre Junho e Dezembro últimos, foram entregues a estas entidades mais de 1500 quilos de produtos hortícolas, como abóboras, alfaces, batatas, brócolos, cebolas, couves, pepinos, repolhos, tomates, marmelos, uvas, meloas e muitos outros, além do fornecimento de ovos de codorniz e de galinha, sendo de referir que parte destas ofertas se efectuaram no âmbito de visitas que os utentes de algumas daquelas instituições fizeram à Quinta. 

Actividades regulares 

Visitas guiadas, colheita de produtos da horta, cuidados com os animais e workshops são outras das actividades realizadas, incluindo o programa de actividades da Quinta para Janeiro as seguintes acções: dia 15 – ateliês “Alimentação dos Animais” (11h00) e “O Barro na Quinta“ (15h00); dia 22 – ateliê “Do Trigo ao Pão” (11h00); dia 29 – ateliês “O Sr. Espantalho” (11h00) e “O Barro na Quinta” (15h00). 

O campo na cidade 

Espaço de reaproximação ao campo, à vivência e aos valores do mundo rural tão importantes para o crescimento de uma população urbana cada vez mais afastada desta realidade, a Quinta ocupa uma área de cerca de dois hectares, repartidos por zonas distintas de cultivo, de abrigo de animais, uma área de lago, zonas verdes e de lazer, recriando de forma fiel as estruturas das tradicionais quintas rurais. 

Possui uma horta de legumes, uma área com ervas aromáticas, árvores diversas como a laranjeira, a oliveira, a nespereira, a macieira, a figueira, a ameixeira, a romanzeira, o marmeleiro, o pessegueiro e a amendoeira, podendo ser encontrados cavalos, vacas, burros, ovelhas, cabras, porcos, patos, gansos, aves, coelhos, galinhas entre outras espécies de animais, distribuídos por vários espaços.  

A Quinta Pedagógica de Portimão funciona de terça a sexta-feira entre as 09h30 e as 17h30, e aos fins-de-semana das 10h00 às 17h30.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *