Cultura, Évora

Exposição sobre Michel Giacometti até 26 de Fevereiro – Évora

A Câmara Municipal de Évora prolonga até 26 de Fevereiro a apresentação da exposição “Michel Giacometti, 80 anos, 80 imagens” no Convento dos Remédios. A organização preparou também um programa de actividades todas as sextas-feiras, às 18:30, que nos ajudarão a descobrir e aprofundar mais o trabalho de Giacometti.
 
A primeira sessão destas actividades tem lugar já no próximo dia 14 de Janeiro, pelas 18:30, a propósito da edição dos filmes da RTP “O Povo que Canta”, de Michel Giacometti, e contará com a participação do antropólogo Paulo Lima e do editor José Moças, responsáveis pelo projecto. No dia 21 de Janeiro a sessão intitula-se “O que faz a força do cante” e contará com a presença d’ “Os Pastores do Alentejo” da Torre dos Coelheiros, de José Rodrigues dos Santos (Antropólogo, CIDHEUS – Universidade Évora) e de Sónia Cabeça (Socióloga, CIDHEUS – Universidade Évora). No dia 28 Janeiro é apresentado o projecto “Povo que Canta” de Manuel Rocha e Ivan Dias, que fizeram uma revisitação nos anos 90 dos locais retratados por Giacometti nos anos 70, e que foi editada em DVD. Esta sessão contará também com a participação dos Bonecos de Santo Aleixo, títeres tradicionais e no final haverá ainda lugar a uma conversa com Manuel Rocha (músico e investigador) e José Russo (actor e marionetista).
 
Recorde-se que esta exposição consiste em mais uma iniciativa integrada no projecto Oralidades e foi cedida pelo Museu da Música Portuguesa – Casa Verdades de Faria, da Câmara Municipal de Cascais, e assinala a efeméride dos oitenta anos do nascimento do etnomusicólogo Michel Giacometti. Nela é apresentada uma selecção de 80 imagens que fazem parte da colecção fotográfica de Giacometti, que desenvolveu um trabalho de investigação, recolha e estudo da música tradicional em Portugal.
 
Esta mostra está aberta ao público de terça-feira a sábado, das 9:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00. A entrada é livre e a Câmara de Évora promove também visitas guiadas para as escolas e público em geral, mediante marcação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *