Póvoa de Lanhoso, Sociedade

125 anos do Jornal Maria da Fonte – Póvoa de Lanhoso

Após a distribuição gratuita de uma edição especial comemorativa dos 125 anos do Jornal Maria da Fonte, a 3 de Janeiro último, prosseguem as comemorações, no próximo sábado, dia 15 de Janeiro, com a primeira de duas Conferências que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em articulação com a Administração do Jornal Maria da Fonte apresentam.
“Jornal Maria da Fonte – 125 anos” é o tema da Conferência agendada para dia 15, sábado, no Theatro Club, com início agendado para as 21h30. Nessa noite, serão conferencistas Paulo Freitas (Divisão de Cultura e Turismo da CMPL) a respeito de “A Fundação do Jornal Maria da Fonte”, José Abílio Coelho (Investigador do CITCEM / UM) sobre “A Imprensa Periódica na Póvoa de Lanhoso” e Felisbela Lopes (Universidade do Minho) sobre a “Imprensa no Desenvolvimento Local”. O moderador será Armindo Veloso (Director do Jornal Maria da Fonte).
Prevista está ainda, a abertura de uma exposição documental “Jornal Maria da Fonte – 125 Anos”, na Galeria de Exposições do Theatro Club, cuja abertura está marcada para o dia 22 de Janeiro, pelas 21h00. 
Estas comemorações culminam com a realização de uma segunda Conferência, no dia 29 de Janeiro, pelas 21h30, igualmente com o tema “Jornal Maria da Fonte – 125 Anos”. José Bento da Silva (Professor) irá falar sobre “O Arquivo do Jornal Maria da Fonte”; Daniel Catalão (Jornalista | RTP)  irá falar sobre “Arquivos Digitais”; e António José Osório (IEC/UM) irá falar sobre “Arquivos locais e tecnologias digitais: recursos autênticos para aprender e criar passado, presente e futuro”. O moderador será Armindo Veloso (Director do Jornal Maria da Fonte).
Estas iniciativas dirigem-se à comunidade em geral. O primeiro número do Jornal foi publicado no dia 3 de Janeiro de 1886.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *