Cultura, Sardoal

1.ª Mostra da Cozinha Fervida e Vinhos decorre no Sardoal em Fevereiro e Março

            Os intuitos são os mais nobres: promover a gastronomia tradicional e atrair pessoas ao Sardoal numa época considerada “baixa”. Falamos da 1.ª Mostra da Cozinha Fervida e Vinhos do Sardoal, que vai decorrer entre 1 de Fevereiro e 6 de Março de 2011.

            Em que consiste esta Mostra? Durante o tempo acima referido, os quatro restaurantes da Vila de Sardoal, “A Fragata”, “As Três Naus”, “Dom Vinho” e “Quatro Talhas”, incluem diariamente nas suas ementas a Cozinha Fervida (guarnecida com bacalhau assado, entrecosto, febras ou outro).

            Este prato poderá ser acompanhado por vinhos produzidos no Sardoal, na “Quinta do Côro” e na “Quinta do Vale do Armo”, a preços mais baixos do que o seu valor normal de mercado.

            A 1.ª Mostra da Cozinha Fervida e Vinhos do Sardoal encerra em grande estilo, porquanto no fim-de-semana de 4, 5 e 6 de Março vai ser organizada, em simultâneo, a 5.ª Feira Nacional do Fumeiro, Queijo e Pão, em tendas gigantes, instaladas junto ao quartel dos Bombeiros Municipais.

            Esta Feira Nacional possui duas tasquinhas típicas, montadas pela Associação Recreativa da Presa e Centro Social dos Bombeiros que, nesses três dias, vão também incluir nos menús, a Cozinha Fervida e os Vinhos locais.

            Tanto uma como outra iniciativa vão incluir várias acções complementares, das quais de destacam o desfile de Carnaval com as Escolas, lançamento de um álbum de banda desenhada, visitas guiadas à Igreja Matriz e Quadros do Mestre do Sardoal, animação musical e edição de folhetos promocionais.

            A Cozinha Fervida é uma herança cultural que teve origem nos hábitos alimentares das camadas mais desfavorecidas do povo rural, sendo um aproveitamento das sobras de outras refeições. A Democracia e o consequente aumento da qualidade de vida transformaram este prato em património, sendo apreciado agora, com outro requinte, nos Restaurantes e nas habitações de cada um.

            A iniciativa é do Município com a parceria activa da Associação TAGUS e da Associação Comercial e Serviços, através de programas comunitários de desenvolvimento do meio rural e de modernização do comércio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *