Mangualde, Sociedade

“Ouve música em segurança e protege a tua audição” – Mangualde

Num mundo dominado pela tecnologia, são cada vez mais os utilizadores de leitores de música portáteis. Tendo consciência do risco do mau uso destes aparelhos, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Mangualde (CIAC) alerta todos os consumidores, em especial as crianças e os jovens, para os perigos e cuidados a ter na utilização destes leitores. A iniciativa insere-se no âmbito da campanha “Ouve música em segurança e protege a tua audição” promovida pela Direcção Geral do Consumidor em parceria com o Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento e da Comissão de Segurança de Serviços e Bens de Consumo.
 
Com o intuito de consciencializar, o CIAC aconselha os consumidores a não utilizarem leitores de música portáteis com o som no máximo nem durante períodos prolongados. Mesmo com o volume moderado, a utilização destes aparelhos não deve exceder uma hora por dia, nem devem ser usados auriculares diferentes dos que foram fornecidos com o aparelho no momento da compra. A utilização de auriculares não apropriados pode influenciar o aumento do som. O CIAC alerta, ainda, que o uso destes aparelhos na via pública pode trazer riscos de segurança, uma vez que estes promovem a diminuição da audição e consequentemente da percepção do risco.
 
Os efeitos nocivos da exposição prolongada a sons elevados podem não ser imediatos, mas existe um elevado risco de perda da audição. O Comité Científico dos Riscos para a Saúde, Emergentes e Recentemente Identificados, com o patrocínio da Comissão Europeia, realizou um estudo que comprova que a exposição prolongada a sons elevados, produzidos por este tipo de aparelhos, provoca lesões auditivas que podem ser irreversíveis. Atenta a este facto, a Comissão Europeia está a elaborar uma norma que garanta que estes aparelhos sejam concebidos de forma a que, na sua utilização normal, sejam seguros e não apresentem riscos de lesões auditivas para os consumidores.
 
A campanha “Ouve música em segurança e protege a tua audição” tem como objectivo reforçar a ideia de que o melhor tratamento é a prevenção.
 
Mais informações em www.consumidor.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *