Cultura, Póvoa de Varzim

Um apelo à criatividade – colóquio por João Paulo Meneses – P. Varzim

No dia 20 de Janeiro, quinta-feira, às 21h30, terá lugar na Biblioteca Municipal um colóquio intitulado “Tu (já) és um produtor de conteúdos. Consegues (também) ser um criativo?” A comunicação nas redes sociais e blogues, por João Paulo Meneses.
A iniciativa é organizada pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Beiriz, da Escola Secundária Eça de Queirós e do Agrupamento Cego do Maio e tem como público-alvo preferencial os alunos das Escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e Escolas Secundárias da Póvoa de Varzim.
 Sinopse:
“A internet em sentido geral e os blogues ou as redes sociais em particular estão a mudar o conceito de produtor de conteúdos. Antes, o criador era alguém muito especial, uma espécie de privilegiado, sendo que todos os outros (nós…) nos limitávamos a consumir esses conteúdos. Hoje, qualquer um de nós é um produtor. Basta publicar na chamada Internet social.Neste colóquio informal, João Paulo Meneses vai tentar sensibilizar os alunos para a necessidade e vantagens de passarem de produtores a criadores. Hoje somos todos produtores. Mas poucos são criadores”. Biografia de João Paulo Meneses
João Paulo Meneses, 44 anos, jornalista há 25.
Trabalha há quase duas décadas na TSF, depois de outras experiências em jornais e rádios como O Comércio do Porto, A Capital, RDP ou Rádio Nova.
Em 1993 viveu e trabalhou em Macau – já lá voltou uma dezena de vezes. E em Macau inspirou-se para três dos seus quatro livros.
Dá aulas em cursos de jornalismo no ensino superior há mais de uma década.  Actualmente lecciona no ISLA-Gaia. Em 2008 concluiu o doutoramento em comunicação na Universidade de Vigo, onde é professor convidado do mestrado de comunicação.
Na área da comunicação interessa-se por temas ligados à rádio, aos públicos mais jovens e à relação com a Internet.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *