Santa Maria da Feira, Sociedade

Mostra de iniciativas sociais e instituições – Sta. Maria da Feira

De 17 a 20 de Janeiro, o centro histórico de Santa Maria da Feira acolhe o II Mosaico Social, uma mostra de instituições e projectos sociais do Concelho, cujo vasto programa contempla exposições, seminários, workshops, Gala Prémio Concelho Solidário, Mostra de Produtos Locais, conversas e animação permanente. “Desafiar, empreender e inovar: qualificar o desenvolvimento social local” é o tema desta segunda edição.

Inserido no programa de animação da Festa das Fogaceiras, o II Mosaico Social é uma organização conjunta do Município de Santa Maria da Feira e ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria, com financiamento no âmbito do PRODER. Tem como objectivo qualificar a cultura de cooperação e de partilha, numa lógica de reforço e inovação das políticas de desenvolvimento local.

Esta segunda edição conta com a participação e envolvimento de mais de 80 instituições locais e propõe uma reflexão conjunta sobre o contributo das organizações da Economia Social na definição de políticas sociais, bem como os desafios que se colocam a estas entidades, e formas de gestão conducentes à sua sustentabilidade, qualidade e contínua inovação social.

Esta edição pretende ainda assinalar os 10 anos do plano “Raízes do Afecto”, onde se incluem todas as dinâmicas e projectos destinados à população sénior do Concelho, e ainda lançar novas ferramentas electrónicas de base colaborativa da Rede Social.

A Gala Prémio Concelho Solidário, a realizar a 19 de Janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, será novamente palco de homenagem ao trabalho realizado pelas instituições concelhias, enquanto agentes de coesão social. A Gala será apresentada por Fátima Araújo, jornalista da RTP.

O II Mosaico Social conta ainda com um novo espaço – “À conversa com…” – onde, num café, ao final da tarde, em ambiente de tertúlia, os convidados apresentam, discutem e cruzam ideias sobre temas diversos, tendo como pano de fundo uma Mostra de Produtos Locais, promovendo e divulgando os recursos tradicionais do Concelho.

Paralelamente, vai realizar-se um seminário em torno da temática do evento, nos dias 18 e 19 Janeiro 2011, na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, e ainda três workshops, a 19 de Janeiro, no ISVOUGA. Nestes encontros colocam-se à discussão projectos e visões nas áreas do Empreendedorismo Social e Inclusivo; Sustentabilidade e Inovação Social; Responsabilidade Social: contributos público-privados; Marketing Social; Como elaborar planos de negócios inovadores?; e Projecto PROVE – Promover e Vender.

O programa completo e as fichas de inscrição encontram-se disponíveis on-line, no site www.cm-feira.pt.

A abertura oficial do II Mosaico Social realiza-se a 17 de Janeiro, pelas 15h00, na tenda montada na zona envolvente das Piscinas Municipais de Santa Maria da Feira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *