Cultura, Santa Maria da Feira

Orquestra de Jovens celebra Fogaceiras – Sta. Maria da Feira

A Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira dá um concerto este domingo, 16 de Janeiro, pelas 18h00, no Cine Teatro António Lamoso, no âmbito do programa de animação da Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de Janeiro. Em palco vão estar 60 executantes, entre os quais o jovem trompetista feirense Pedro Silva, seleccionado entre 10 mil candidatos de todo o Mundo para a Orquestra Sinfónica do Youtube. O concerto tem entrada livre.  

Dirigido pelo maestro Paulo Martins, o concerto conta ainda com a participação de dois jovens solistas – Joana Pinho, clarinete, e Luís Gomes, bombardino – que realizaram provas de admissão para integrar a Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira como solistas.  

Neste concerto, a Orquestra de Jovens vão interpretar obras de Ravel (Ma Mère L’Oye), Karol Kurpinski (Concerto para Clarinete), Mike Fitzpatrik (Utaki) e Bizet (Suite nº2).  

Formação de jovens músicos

A Associação Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira cumpre objectivos de índole social pedagógica e didáctica, proporcionando a partilha de experiências entre todos os jovens executantes que, numa fase determinante da sua formação, têm a oportunidade de integrar um projecto musical que poderá marcar definitivamente a sua carreira profissional, despertando-lhes o gosto por uma arte que, de outra forma, poderia não se manifestar.

Este projecto proporciona um reforço pedagógico na formação dos jovens músicos, em termos de repertório orquestral, uma vez que fazem parte de uma verdadeira orquestra e têm, permanentemente, ensaios de naipe com professores da especialidade. No final de cada período, os alunos têm a possibilidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos, através dos concertos que executam. Este projecto musical tem ainda a particularidade de, mediante o repertório escolhido, promover jovens solistas num Concelho repleto de grandes talentos.  

Informações | Concerto

Data: 16 de Janeiro

Hora: 18h00

Local: Cine Teatro António Lamoso | Santa Maria da Feira

Entrada: Livre

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *