Educação, Évora

Entrega de novos contentores para recolha selectiva de resíduos nas escolas – Évora

A Vereadora da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, acompanhada da responsável pela Divisão de Gestão de Equipamento Educativo, Helena Ferro, e da técnica da GESAMB, Gilda Matos, efectuou a entrega oficial, no início deste ano, de novos contentores para recolha selectiva de resíduos aos directores dos Agrupamentos de Escolas nº 2, 3 e 4 do Concelho de Évora.  

No Outono passado, o Agrupamento de Escolas nº 1 foi o primeiro a receber estes materiais, fazendo depois a Câmara Municipal a entrega nas restantes escolas pertencentes a cada agrupamento. 

Os contentores (ecobags), de cor azul e amarela, são muito práticos e leves e destinam-se à separação do papel, cartão, plástico e metal, resíduos que serão depois enviados para a reciclagem.  

Deste modo, o Agrupamento de Escolas nº 2 André de Resende ficou com um total de 27 contentores azuis e 27 amarelos; o Agrupamento nº 3 Santa Clara com 22 azuis e 22 amarelos e o Agrupamento nº 4 Conde Vilalva com 30 azuis e 30 amarelos. 

Com os contentores, foi também entregue uma carta de compromisso com o ambiente intitulada “Separar no meu trabalho? Agora é mais fácil!”, que salienta a importância que tem para a sociedade a recolha selectiva dos diferentes resíduos para reciclagem, permitindo a gestão mais racional dos recursos naturais. 

Além desta distribuição de contentores, a Câmara de Évora desenvolve em parceria com a GESAMB a realização de acções de formação de pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas com vista à sua sensibilização para estas questões e a instalação em cantinas escolares de recipientes para recolha de óleos alimentares usados. 

Do trabalho em prol do desenvolvimento sustentável realizado pela autarquia eborense, destaca-se também o PES – Projecto de Educação para a Sustentabilidade que visa a formação de cidadãos conscientes e intervenientes na gestão sustentável dos recursos naturais da região e do mundo, de que são exemplo o apoio prestado às Eco-escolas, o Projecto de Embelezamento dos Espaços Exteriores e as Hortas Biológicas. 

As preocupações ambientais reflectem-se igualmente na Campanha Natal Limpo, promovida pela Câmara de Évora, com o apoio da Gesamb e da Associação Comercial, cuja mais recente, entre os dias 3 de Dezembro de 2010 e 6 de Janeiro de 2011, se saldou na entrega pela população de cerca de 104 toneladas de papel e cartão para reciclagem, o que significou a preservação de mais de 1500 árvores. 

De salientar ainda o Concurso de Árvores de Natal Recicladas onde estiveram envolvidas 770 crianças (dos jardins de infância e escolas do 1ºciclo), 514 jovens (2º e 3º ciclos) e 39 professores e educadores. Este projecto destinou-se a sensibilizar os jovens e população em geral para as questões ambientais, incentivando também a criatividade e originalidade na construção de uma árvore de Natal recorrendo à reutilização de materiais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *