Odivelas, Sociedade

“Convida a Vida” arranca… Seniores do sofá – Odivelas

O Programa “Convida a Vida” conta, em dois meses de funcionamento, já com um completo conjunto de actividades de cariz “biopsicosocial” junto da população sénior mais carenciada e com maiores dificuldades em estabelecer relações interpessoais no seu quotidiano devido, nomeadamente, a razões de mobilidade reduzida ou outras.
 
Com os utentes deste serviço, foram realizadas, nos meses de Novembro e Dezembro de 2010,
29 acções, desde a avaliação de indicadores de saúde primária a passeios recreativos e culturais, passando pela terapia ocupacional, a acções de informação/formação e visitas domiciliárias.
 
Actualmente este Programa de Prevenção Activa acompanha, nesta primeira fase, cerca de uma dezena de idosos, das Freguesias de Olival Basto e da Pontinha, na sua maioria, utentes que não possuem apoio familiar e/ou que vivem sozinhos.
 
A Câmara Municipal de Odivelas foi pioneira, ao ser a primeira autarquia a assinar, em Outubro passado, o protocolo com a Viva Social, organização especializada na prestação de serviços de apoio preventivo. Apostando num verdadeiro apelo a que os seniores possam sair das suas casas e desenvolvam actividades interessantes e saudáveis que melhorem a sua qualidade de vida, a autarquia pretende alargar a sua intervenção às restantes freguesias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *