Cultura, Torres Vedras

“A Contação de Estórias” – Torres Vedras

No dia 18 de Janeiro, pelas 21h30, o Auditório do Edifício Paços do Concelho de Torres Vedras acolherá a realização da segunda conferência do ciclo Das Histórias Nascem Histórias, subordinada ao tema “A Contação de Estórias”. O conferencista desta sessão é Rodolfo castro. 

Esta iniciativa integra-se no programa de actividades da Fábrica das Histórias e destina-se a pais, professores, educadores, mediadores de leitura e outros interessados. 

‘Os contos nasceram da palavra, do gesto, da voz, e depois percorreram milhares de quilómetros para nos ajudarem a enfrentar o medo e o frio, a solidão e a desesperança. São contos sem dono, contos de todos os tempos e de todos os lugares, que tomados à noitinha, ao deitar, no aconchego de uma voz abraçante, fazem crescer.

 
Com eles aprendemos como é complexo o ser humano, como vive sentimentos inquietantes, mas sobretudo como consegue encontrar tantas soluções quantos os problemas que se lhe apresentam.’ 

Rodolfo Castro

Nasceu em Buenos Aires tendo formação enquanto professor do 1.º Ciclo. Em 1998 emigrou para o México tendo começado a trabalhar como contador de histórias em escolas, bibliotecas e editoras.

Acredita que todos somos leitores, uma vezes de livros, outras vezes da vida ou da

natureza. Amante da literatura oral principalmente enquanto espaço de resistência aos modelos da cultura dominante, a partir de 2003 desenhou diferentes propostas de trabalho artístico no âmbito da contação de histórias, com trabalhos desenvolvidos quer no Continente Americano quer na Europa.

É autor de vários ensaios e no domínio da ficção tem trabalhos publicados na literatura para a infância e no teatro. 

Este ciclo encerrará com a conferência: “O Simbolismo Tradicional nos Contos de Fadas”, no dia 25 de Janeiro, às 2130, com o conferencista Francisco Vaz da Silva. 

Marcações com  antecedência, pelo tlf.: 261 320 708, pelo fax.: 261 320  720 e pelo e-mail: fabricadashistorias@cm-tvedras.pt

Toda a informação disponível em www.cm-tvedras.pt/fabricadashistorias

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *