Castro Verde, Cultura

Sessão de Jazz “Miles Davis, o Camaleão do Jazz” – Castro Verde

Numa organização conjunta do Clube de Jazz do Conservatório Regional do Baixo Alentejo e da Câmara Municipal de Castro Verde, o Fórum Municipal de Castro Verde recebe, no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 21h30 a Sessão de Jazz “Miles Davis, o Camaleão do Jazz”.Pela mão do divulgador e crítico de jazz António Branco, os participantes nesta sessão viajarão pelo percurso do músico Miles Davis, um dos nomes mais importantes do género musical e, sem dúvida, o mais camelónico de todos eles.
 

Miles Davis soube sempre estar à frente do seu tempo. Nunca teve reservas em experimentar novos terrenos, em fundir a sua música com outras. Marcou com o seu génio diversas fases da música afro-americana, desde os anos 40 até ao final da década de 80. Bebop, cool, hard-bop, jazz modal, jazz-rock, e mesmo aventuras com as electrónicas foram campos de exploração do músico.
Integrou uma linhagem de trompetistas de jazz, que começou em Buddy Bolden e que depois evoluiu com King Oliver, Louis Armstrong, Roy Eldridge e Dizzy Gillespie. Pela sua mão tornaram-se conhecidos muitos dos nomes que viriam a marcar o jazz da segunda metade do século XX: John Coltrane, Sam Rivers, Keith Jarrett, George Coleman, Kenny Garrett, entre muitos outros.
Na sequência do Curso Livre “Jazz, de A a Z – Um Percurso pela História do Jazz”, realizado em Castro Verde, a Câmara Municipal de Castro Verde e o Clube de Jazz do CRBA voltam a organizar uma Sessão dedicada ao jazz e a um dos nomes mais emblemáticos deste género musical.
António Branco
Natural de Beja, António Branco é divulgador e crítico de jazz. Há já alguns anos que vem colaborando em diversos órgãos de comunicação social, locais e nacionais, nomeadamente na “jazz.pt” – a única revista portuguesa especializada em jazz, com publicação actual. Desde Janeiro de 2004 que é responsável pelo blogue “Improvisos ao Sul” e pela rubrica com o mesmo nome que mantém diariamente na Rádio Voz da Planície, em Beja. É autor das liner notes de vários discos de jazz e colabora em diversos sites ligados a esta temática musical. É ainda dinamizador de alguns cursos livres, tendo já participado em projectos pedagógicos junto de várias escolas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *