Cantanhede, Educação

Município de Cantanhede ofereceu prenda de Natal às escolas

O Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura, encontrou-se ontem com alguns dos directores dos agrupamentos de escolas de Cantanhede, Febres e Tocha, a quem entregou as habituais prendas de Natal oferecidas pela autarquia aos estabelecimentos de ensino que integram esses agrupamentos.

Acompanhado pelo Vereador do Pelouro, Pedro Cardoso, e pelas técnicas da Divisão de Educação, foi no Salão Nobre dos Paços do Concelho que o líder do executivo camarário cantanhedense assinalou a tradicional distribuição de presentes às escolas do 1.º CEB e Jardins-de-Infância, concretamente máquinas fotográficas digitais, uma acção que, de há alguns anos a esta parte, a autarquia reserva para o Dia de Reis. A este propósito, João Moura sublinhou o simbolismo de uma data «que na tradição cristã acentua o significado da dádiva e da partilha como um importante valor de humanismo e solidariedade. É este o sentido que pretendemos dar a este encontro em que entregamos às escolas uma prenda que, à semelhança de anos anteriores, não é individual mas sim colectiva e que foi decidida pelas técnicas de Educação da autarquia em função de determinados critérios».

E o Presidente da Câmara esclareceu que essa escolha teve em conta fundamentalmente dois aspectos fundamentais: «por um lado, trata-se de um equipamento que pode ser de grande utilidade pedagógica na realização de determinadas tarefas escolares e do qual se pode tirar bom partido para estimular a criatividade das crianças; por outro lado, é também uma forma de incentivar os professores a dinamizarem trabalhos de grupo em exercícios lúdicos e didácticos com interesse educativo e que permitam aos alunos dar expressão à sua sensibilidade».

A terminar, o autarca adiantou ainda que «quisemos aproveitar esta iniciativa que tem um carácter eminentemente simbólico para, simultaneamente, contribuir de algum modo para o reforço dos equipamentos lúdico-pedagógicos disponíveis, na perspectiva de que os alunos retirarão deles benefícios e saberão partilhá-los com espírito de iniciativa, em ambiente de cooperação e partilha de experiências».

No âmbito do processo de distribuição de presentes de Natal pelos estabelecimentos de ensino, o Município de Cantanhede entregou a 40 escolas do 1.º CEB e jardins-de-infância o mesmo tipo de equipamento, o qual pode ser utilizado em práticas pedagógicas de diversas áreas de estudos e diferentes níveis de ensino. Com as máquinas fotográficas será possível realizar vários tipos de actividades em que as crianças podem exercitar a sua sensibilidade e desenvolver as suas capacidades, por exemplo ao nível da percepção e representação da realidade e da construção de narrativas a partir da utilização de imagens.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *