Évora, Sociedade

Évora acolheu workshop “Cidades Amigas das Pessoas Idosas”

A Câmara Municipal de Évora foi a anfitriã do workshop “Cidades Amigas das Pessoas Idosas” nos dias 6 e 7 de Janeiro, promovido pela Associação Vida e financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Direcção-Geral da Saúde. 

O projecto “Cidades Amigas das Pessoas Idosas” foi criado em torno do conceito concebido pela Organização Mundial da Saúde, numa abordagem de investigação-acção, e pretende identificar práticas e serviços em Portugal facilitadores do dia-a-dia das pessoas com mais de 55 anos. 

A Câmara Municipal de Évora propôs-se a levar a cabo durante 2011 este estudo, considerado pela Vereadora do Pelouro, Cláudia Sousa Pereira, como uma importante reflexão sobre o concelho, pois, uma cidade amiga dos idosos também é amiga dos jovens, das famílias, das crianças e das pessoas com deficiência. Há a necessidade de olhar na especificidade para trabalhar a generalidade.  

Do território português aderiram ao projecto 84 municípios, 14 instituições do ensino superior e dezenas de outras instituições sociais. 

Participaram neste workshop os municípios de Vila Viçosa, Alter do Chão, Mértola, Grândola, Palmela, Portalegre, Ponte de Sôr, Elvas e naturalmente Évora, para além da Universidade de Évora e Instituto Politécnico de Portalegre, como instituições de ensino superior que actuam na área do envelhecimento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *