Educação, Entroncamento

Portal da Educação em funcionamento – Entroncamento

 A Câmara Municipal do Entroncamento já colocou em funcionamento o Portal da Educação, no endereço http://portal.cm-entroncamento.maiseducacao.pt .
 
            Como se pode ler na mensagem de boas-vindas da Vereadora da Educação, Dra. Paula Costa, “Atendendo a que uma das preocupações do actual Executivo Camarário é a Educação, pretendemos proporcionar, a todos os intervenientes no Processo Educativo, uma série de instrumentos capazes de agilizar procedimentos e garantir a qualidade dos Conteúdos Educativos de que dispõem nesta Plataforma.”
 
            O projecto terá uma fase de implementação em duas escolas piloto (Escola EB 1 nº 2 e Jardim-de-Infância Norte). Até ao final do ano lectivo, pensa-se que todos os Estabelecimentos de Ensino do Agrupamento Alpha serão abrangidos por esta iniciativa.
 
           Com o Portal da Educação, serão implementados sistemas relacionados com a Gestão de Indicadores de Educação, Pedidos de Intervenção das Escolas, Gestão de Refeições, Transportes Escolares e Componente de Apoio à Família, integrados nesta Plataforma, promovendo uma melhor prestação de serviços à Comunidade Educativa.
 
Com o Portal, a Autarquia pretende disponibilizar a toda a Comunidade Educativa serviços, conteúdos e plataformas tecnológicas que tornam o processo de ensino mais atractivo e a aprendizagem mais motivante. O objectivo é assegurar um sistema de gestão colaborativa de conteúdos e comunicação a toda a comunidade, incluindo Professores, Encarregados de Educação, Alunos, Serviços de Gestão do Município e Entidades Terceiras que prestam serviços ao Município.
 
Conforme já divulgado anteriormente, destaca-se para as Escolas de 1º Ciclo e Jardins de Infância o seguinte conjunto de serviços e aplicações a serem disponibilizados pelo Portal de Educação:
 
·         O Sistema de Indicadores de Educação, que integra um vasto leque de Indicadores e relatórios que permitem a avaliação e optimização contínuas das políticas e estratégias educativas;
·         O Sistema de Gestão de Refeições, que tem como objectivo a desmaterialização deste processo, eliminando as tradicionais senhas de refeição e as filas para a sua aquisição, pois irá permitir o pagamento por Multibanco ou pela Internet;
·         O Sistema de Gestão de Pedidos de Intervenção, que permite a implementação de um conjunto de procedimentos simples e automatizados, relacionados com a gestão efectiva dos pedidos e solicitações de apoio ou manutenção, originados nas várias escolas ao Município, bem como da sua execução, com o devido controlo de qualidade e satisfação.
 
 
Para além do conjunto de serviços disponibilizado, é também possível consultar, no Portal, algumas actividades desenvolvidas, a agenda, notícias, projectos, serviços e documentos do Município.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *