Cultura, Portimão

Museu de Portimão abre apetite para os “Sabores da Europa”

O Museu de Portimão apresenta entre 26 Janeiro e 31 Julho as exposições “Sabores da Europa” e “Azeite – Saberes com sabor”, que resultam de um projecto europeu do qual fazem parte este equipamento cultural e outros oito museus do Velho Continente. 

“Sabores da Europa” (“A taste of Europe”) debruça-se sobre a questão “porque comemos o que comemos”, fazendo uma reflexão em diversos níveis como a ecologia, a tradição ou a indústria, entre outros, tendo o Museu de Portimão contribuido com o tema “Azeite – Saberes com sabor”, que foca um produto característico de Portugal, não só a nível gastronómico, considerando a sua utilização na indústria das conservas e como produto integrante da dieta mediterrânica, mas também nas implicações que sempre teve em termos sociais e na saúde. 

O projecto “A taste of Europe” (http://www.atasteofeurope.eu/) envolve museus da Suécia, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Portugal, Escócia e Eslovénia, desenvolvendo uma exposição e actividades educativas sobre a produção e consumo alimentar na Europa e contando para o efeito com o apoio do Programa “Culture 2007 – 2013”, da União Europeia. 

Construída a partir dos nove produtos alimentares, escolhidos por cada museu, a exposição transita do Arbetets Museum (Museu do Trabalho) da cidade sueca de Norrköping, realça diferenças e semelhanças na alimentação de cada país e visa estimular o conhecimento e a reflexão sobre a alimentação, o património, o ambiente, a produção e o consumo diário, especialmente entre os jovens europeus. 

“Portimão nos Alvores do Século XX”

 
Devido ao grande interesse suscitado junto do público, a mostra “Portimão nos Alvores do Século XX” prolonga pela segunda vez o seu período expositivo e poderá ser vista até 30 de Abril próximo na sala de exposições temporárias do Museu de Portimão, com entrada livre. 

A exposição apresenta alguns dos principais aspectos da evolução da antiga Vila Nova de Portimão no primeiro quartel do século XX, durante a transição da monarquia para o regime republicano, focando as mais significativas alterações realizadas nessa época. 

Também patente ao público continua a exposição permanente “Portimão – Território e Identidade”, estruturada em três percursos: “A Origem e Destino de uma Comunidade”, “A Vida Industrial e o Desafio do Mar” e “Do Fundo das Águas”, síntese da história do concelho. 

Todas estas exposições podem ser vistas às terças-feiras das 14h30 às 18h00 e de quarta a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *