Santa Maria da Feira, Sociedade

Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira – Sta. Maria da Feira

O Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira promove, a 10 de Janeiro, no salão nobre do Castelo, a V Mostra de Fabrico de Fogaça da Feira, dez dias antes da tradicional Festa das Fogaceiras, celebrada a 20 de Janeiro. A confecção do pão doce terá início pelas 11h00 e a sessão de degustação decorre a partir das 15h00.  

Tendo como base a receita original e o processo de fabrico tradicional, os produtores de Fogaça serão acompanhados por técnicos da Agricert – Certificação de Produtos Alimentares e da Associação Qualifica, bem como de representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Santa Maria da Feira.  

São 19 os fabricantes que integram o Agrupamento de Produtores Artesanais de Fogaça da Feira e todos eles foram convidados a participar nesta Mostra de Fabrico.  

Tal como em edições anteriores, o Agrupamento fornecerá os ingredientes necessários para o fabrico da Fogaça, para que sejam respeitados a receita e o processo de fabrico deste pão doce típico de Santa Maria da Feira.  

Os ingredientes são simples – água, fermento, farinha, ovos, limão, manteiga, canela, açúcar e sal – mas o segredo está na forma como a massa é trabalhada e na temperatura ideal para a cozedura. É todo este processo que os fabricantes de Fogaça vão seguir, de forma a não descaracterizarem este típico pão doce, que se distingue dos restantes pela receita, formato, cor e textura.  

A Mostra de Fabrico de Fogaça  é organizada pelo Agrupamento de Produtores de Fogaça da Feira, em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Confraria da Fogaça da Feira, Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira e empresa Ferneto – máquinas e artigos para a indústria alimentar.  

Esta mostra visa sensibilizar os produtores para a importância de manter a receita e o processo de fabrico originais e valorizar o respeito pelas normas de segurança e higiene na produção da Fogaça.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *