Cultura, Nisa

Ministra da Cultura em Nisa

 Na próxima terça feira, 11 de Janeiro, a Ministra da Cultura – Gabriela Canavilhas estará em Nisa, numa visita que visa o contacto com a realidade do artesanato e a actividade dos artesãos nisenses.

    Pelas 10 horas, a Ministra inicia uma visita ao Museu do Bordado e do Barro, instalado no edifício da antiga cadeia comarcã. No rés-do-chão do edifício (antigas celas) está patente a Exposição “O CASAMENTO EM NISA…UM BAÚ CHEIO DE RECORDAÇÕES!”. O 1º piso é dedicado à Olaria Tradicional de Nisa, além de uma mostra do que é esta arte e a sua expressão no Concelho de Nisa, será possível contactar e ver como são elaboradas as peças da olaria pedrada, pois estarão presentes oleiros e pedradeiras. O 2º piso do Núcleo Central do Museu é dedicado às várias técnicas do bordado de Nisa, poder-se-ão conhecer as diferentes técnicas e sua evolução ao longo dos tempos. Para enriquecer a visita estarão presentes artesãs que trabalharão vivo mostrando a sua arte: alinhavados, bilros, aplicação em feltro, bainhas abertas, etc. …

    Após o Museu, a comitiva visitará a Torre de Montalvão (uma das torres do antigo castelo edificado no reinado de D. Dinis) onde está patente a Exposição de Fotografia “VALQUÍRIA – ENXOVAL” que ilustra o processo de elaboração da obra da artista Joana Vasconcelos.

    Pelas 11H30, no salão Nobre dos Paços do Concelho ocorrerá uma recepção com a presença dos eleitos autárquicos, de entidades locais e artesãos nisenses.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *