Portimão, Sociedade

Vai e Vem ainda mais perto de tudo – Portimão

A partir do dia 3 de Janeiro, o circuito urbano de Portimão Vai e Vem passa a ter mais destinos, mais paragens e mais horários, a pensar nos munícipes e nos visitantes, através de um conjunto de alterações na rede existente que têm como objectivo uma melhoria contínua do serviço prestado. 

As alterações agora operadas visam responder às necessidades de mobilidade do concelho, identificadas no inquérito origem/destino, efectuado em Julho último e cruzadas com as sugestões apresentadas pelos munícipes ao longo do ano de 2010, resultando no estudo e parecer técnico da proposta elaborada pela Portimão Urbis, passando a servir ao mesmo tempo novas áreas urbanas e as zonas limítrofes à cidade. 

Assim, as pessoas que vivem em lugares mais afastados terão mais facilidade de ligação ao centro da cidade durante todo o ano e a rede proposta assegurará maior mobilidade à população em geral, com 17 linhas diurnas e duas nocturnas, que funcionarão todos os dias da semana. 

O transporte escolar foi outra das preocupações reflectidas, uma vez que se melhorou o serviço prestado à população estudante, garantindo menos tempo de espera na escola e a redução de tempos de percurso. O novo estabelecimento de ensino da Bemposta passa a integrar a rede, o mesmo sucedendo à grande maioria do serviço escolar até à data prestado pela Junta Freguesia da Mexilhoeira Grande, sendo que a integração do transporte escolar no serviço normal permite a deslocação de alunos no tempo normal de aulas e no período de férias escolares. 

Esta alteração de circuito contempla a definição de dois períodos de funcionamento: o período escolar entre 15 Setembro e 31 de Maio e o período não escolar entre 1 Junho e 14 Setembro. 

Também entrarão em funcionamento, de 1 Junho a 14 Setembro, quatro linhas nocturnas, uma das quais a Linha Luar – especialmente vocacionada para o período de Verão, que assegurará a ligação entre Alvor e a Marina de Portimão.  
 
 
 

Ainda com base naquele levantamento, foi identificado que a Linha 3 (Amarela) concentra o maior número de passageiros entre as paragens Bairro Independente e Largo do Dique, seguido do trajecto entre Largo do Dique e Aldeia das Sobreiras e Largo do Dique – Companheira. Face a estas conclusões, tanto o percurso de ida como o de volta passarão a ligar o Largo do Dique à Aldeia das Sobreiras e ao Monte das Alagoas, deixando de fazer a ligação à Companheira e Cebolar, o que encurtará bastante a sua extensão total. O restante percurso desta linha (Companheira – Cebolar) está garantido nas novas linhas 11, 14, 15 e 16. 

A Linha 11 (Grená) estabelecerá a ligação entre os Três Castelos e a Companheira pela V6, Casa das Artes e Alto do Pacheco, servindo a Estação de Comboios, o Mercado Grossista e o Parque de Feiras e permitindo a ligação da Companheira ao centro da cidade. Para além disso, passa pela Escola Secundária António Aleixo e pela EB 2,3 D. Martinho Castelo Branco e garante o transporte de alunos residentes na Companheira, Condoril e Bom Retiro para a EB1 das Vendas. 

Quanto à Linha 12 (Ameixa), em ambos os sentidos passa a assegurar a ida à Quinta da Raminha pala Rotunda Paul Harris e também às Finanças e ao Mercado Municipal. De referir ainda que, em alguns horários, serve a Secundária Poeta António Aleixo, tendo sido aumentada a sua frequência, que é de 40 minutos, correspondendo ao pedido de vários utentes. 

No que toca às novas linhas, a 16 (Oliva) estabelece a ligação entre a Praça Manuel Teixeira Gomes e o Centro Hípico de Belmonte, que não era servido pelo circuito urbano, passando a ser uma das novas zonas abrangidas, a pedido de vários munícipes. 

Já a linha 17 (Prata), ligará o Largo do Dique ao Autódromo Internacional do Algarve, através da Estrada da Torre, e servirá as zonas urbanizadas da Qta da Torre e de Monte Judeu, Alcalar e Vidigal. O último horário irá estabelecer a ligação entre a Secundária Poeta António Aleixo e Monte Judeu, Torre, as zonas de Alcalar, Montes de Cima, Pereira e Arão, o que permite garantir o transporte de todos os alunos residentes nestas zonas e os trabalhadores do Autódromo para Portimão.  

Ao nível da oferta na Alameda da Praça da República, foi considerada a alteração prevista na Rua da Hortinha que decorre da dificuldade de manobra que os autocarros têm na viragem desta artéria com a Rua da Igreja. Assim, no que diz respeito às ligações à Alameda optou-se por alterar o percurso das linhas do Vai e Vem para reduzir os efeitos na circulação e de modo a distribuir a oferta pela Alameda e Rua Mouzinho de Albuquerque.  

Nesse sentido, foi considerado que a Alameda continua a ser servida pelas linhas Rosa, Laranja e Oliva, enquanto as restantes percorrem a Rua Mouzinho de Albuquerque em direcção ao Mercado na Av. S. João de Deus, sendo que passará a existir uma paragem entre a Rua Mouzinho de Albuquerque e a Avenida São João de Deus. 

De igual modo, foi contemplada a reorganização da oferta dos dois percursos que servem a zona turística da Praia da Rocha, garantindo-se o serviço nocturno nesta zona o ano inteiro, o que permitirá uma maior mobilidade aos trabalhadores da zona.  

Passa também a ser mais fácil adquirir os títulos de transporte do Vai e Vem, uma vez que entrarão em funcionamento três novos pontos de venda, pelo que será possível adquiri-los em Alvor, na papelaria El Rei, na Mexilhoeira Grande, na Junta de Freguesia, e em Portimão, na Junta de Freguesia, continuando em funcionamento os dois pontos de venda actualmente existentes, no Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio – Quiosque “Bazar do Hospital” e na Frota Azul. 

No que concerne aos títulos de transporte, não está prevista a curto prazo qualquer actualização de preços.

Com estas alterações, o Vai e Vem garante mais e melhor serviço à população e aos visitantes, uma vez que permite optimizar a rede, tendo sempre presente o papel do Município enquanto agente económico e social, actuante no domínio da mobilidade urbana e contribuindo para o desenvolvimento e sustentabilidade de Portimão.

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