Sardoal, Sociedade

Ferros, alimentos e alfaias agrícolas nas ruas de Sardoal

Vai decorrer no próximo Domingo, dia 9 de Janeiro de 2011, o tradicional Mercado de Janeiro na Vila de Sardoal, com tendas e bancas montadas nas ruas, no espaço entre a Avenida Luís de Camões, Praça da República e artérias adjacentes.

Este mercado é anual, realiza-se sempre no segundo Domingo de cada ano e nele se comercializa, em especial, os utensílios agrícolas, ferros e alimentos próprios desta época.

Sem a dimensão popular e comercial que tinha em tempos idos, o Mercado de Janeiro em Sardoal, ainda mobiliza as populações das terras limítrofes, que aí se deslocam em ambiente de festa e animação.

Antigamente, era nesta altura que se faziam importantes transacções de gado vivo, em especial de espécies bovinas, caprinas e suínas. No espaço do antigo mercado, junto às Escolas primárias (hoje Avenida Heróis do Ultramar) efectuavam-se vendas significativas de porcos gordos, ou de leitões para criar sendo uma das formas de subsistência de muitas famílias.

Recorda-se que o porco tinha uma enorme importância na economia familiar e o dia da matança do dito, era acompanhado de rituais festivos, porquanto era a garantia de alimentação para o ano inteiro, com as carnes conservadas nas “salgadeiras ”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *