Arouca, Sociedade

Delegação brasileira no 10º aniversário da geminação Arouca-Santos

O 10º aniversário da geminação de Arouca com a cidade brasileira de Santos será celebrado em 2011 «com a dignidade que o evento merece», afirmou o presidente da autarquia, José Artur Neves.

Em declarações à EDV Informação, o autarca disse que espera receber no município – em data ainda a determinar – uma delegação de Santos para assinalar a efeméride.

«Estamos a estruturar com dignidade a celebração destes dez anos de cooperação. É uma geminação sentimental – baseada na grande colónia de arouquenses a residir naquela cidade brasileira – que queremos manter viva como até aqui», disse.

«Os nossos conterrâneos em Santos não esquecem as suas raízes e demonstram isso mesmo em várias ocasiões. A distância não é problema para continuarem a gostar da terra onde nasceram», acrescentou José Artur Neves.

Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil.

Elevada a vila em 1545, tem a sua origem relacionada com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses ao Brasil, na expedição de Martim Afonso de Souza. Este veio distribuir, entre os fidalgos que o acompanhavam, as terras ao redor da Ilha de São Vicente.

A cidade de Santos está localizada no litoral do estado de São Paulo.

O município de Santos estende-se por uma área de 280,9 quilómetros quadrados – 39,4 na parte insular e 241,5 quilómetros quadrados na parte continental.

Está limitado ao Norte por Santo André e Moji das Cruzes; ao Sul pelo Oceano Atlântico e Ilha de Santo Amaro (Guarujá); a Leste por Bertioga, e a Oeste por Cubatão e São Vicente.

Santos abriga o maior complexo portuário da América Latina, construído no início do século XX.

As suas praias são limpas, com jardins coloridos, entremeados de amendoeiras e palmeiras.

Em 1998, a Organização das Nações Unidas apontou a cidade como a primeira no estado de São Paulo em qualidade de vida e a terceira do Brasil.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Santos possui 417.983 habitantes (Censo de 2000), sendo que apenas 2.236 residem na área rural.

Durante o Verão, férias e feriados prolongados, estima-se uma população flutuante de aproximadamente 1,5 milhão de pessoas.

Na actividade económica, o sector dos serviços é o maior empregador, logo seguido pelo comércio.

A região administrativa de Santos é a terceira maior em concentração de investimentos privados fora da Região Metropolitana de São Paulo desde 1995.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *