Cultura, Estremoz

Resultados da 3ª campanha de escavações em Evoramonte – Estremoz

Terminou, no passado dia 28 de Agosto de 2010, mais uma campanha de escavações em Evoramonte, levadas a efeito pela Associação Portanta, em colaboração com a Câmara Municipal de Estremoz, que financiou os trabalhos.
Os resultados obtidos e os artefactos raros encontrados assumem particular interesse científico, tendo-se atestado uma importante sequência de ocupações humanas, desde o final da Idade do Bronze, no início do Iº milénio antes de Cristo, até à época romana Imperial.
No relatório final, a Associação Portanta diz-se satisfeita com os resultados obtidos, mas que a área de intervenção apresenta ainda um enorme potencial que importa explorar, especialmente no respeitante à fase inicial de ocupação nos inícios do 1º Milénio a.C., que apresenta uma sequência bastante extensa que o torna num caso raro no contexto alentejano.
Estão já em curso diversas colaborações para aprofundamento dos dados recolhidos na intervenção, nomeadamente ao nível do estudo da fauna com o CIPA–IGESPAR e com o Laboratório de Radiocarbono do ITN, com vista à obtenção de datas que permitam aferir as cronologias de arranque da ocupação no cerro de Evoramonte.
A Câmara Municipal de Estremoz irá acompanhar o desenrolar destes estudos, pois considera que estas intervenções são uma mais valia para o património cultural do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *