Porto de Mós

Inauguração da Casa da Cultura de Mira de Aire em Porto de Mós

Mira de Aire viu, finalmente, inaugurada a Casa da Cultura, no passado dia 25 de Dezembro pelas 21 horas. A cerimónia aconteceu no âmbito das comemorações das festas religiosas da paróquia e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós e com a animação organizada pelo grupo de Quarentões da vila.

O novo espaço cultural, é constituído por quatro corpos, sendo o primeiro em forma e imagem transparente veículo para o mundo do espectáculo, onde estão os principais acessos e apoios: bar, copa de apoio, instalações sanitárias e acesso ao palco também para deficientes.

O segundo é  um volume revestido a painéis de alumínio, com hipótese de ser interligado ao nível do FOYER piso 0, através de um conjunto de painéis deslizantes ao auditório, aumentando a sua capacidade quando a plateia estiver recolhida.

No piso superior foram implantados, para além do espaço público da biblioteca, dois gabinetes de apoio, uma cafetaria e um terraço panorâmico.

O terceiro corpo é o do auditório, destinado a ser uma sala polivalente, fruto deste espaço estar dotado de uma plateia retráctil.

Na zona central está implantada a plateia deslizante com uma capacidade de cerca de 250 lugares, incluindo quatro para deficientes, uma cabine com zona de projecção, reggie de luz e som, e duas cabines para tradução simultânea.

No último corpo encontra-se o palco propriamente dito, dimensionado e preparado para receber os elementos de cena e projecção, como o pano de ferro, a bambolina, a cortina régia, as penas, as varas, o ecrã, o ciclorama, a cortina de ferro, as quarteladas e elevador de cena (equipamento já adquirido) com dois acessos ao piso inferior, onde estão instalados os camarins e zonas de apoio, e ao piso superior onde foram implantadas as varandas com instalação de malaguetas, a teia equipada com os carretes de cabeça e as girelas.

A obra foi comparticipada pela FEDER em 1 441 049,00€, sendo o valor da empreitada, mobiliário e equipamento de 1 762 956,75€ (valores sem IVA incluído).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *