Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António irá ter a primeira Área de Reabilitação Urbana sistemática do País

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António recebeu um parecer favorável do Instituto da Habitação e da Reabilitação (IHRU) relativamente à delimitação de uma Área de Reabilitação Urbana e ao respectivo Programa Estratégico de Reabilitação Urbana.

O núcleo histórico pombalino da cidade de Vila Real de Santo António, é assim a primeira Área de Reabilitação Urbana sistemática (abrange todo o conjunto urbanístico), a merecer o parecer favorável do IHRU.

Sendo uma das primeiras Áreas de Reabilitação Urbana constituídas em Portugal ao abrigo da nova lei da Reabilitação Urbana, a gestão do projecto estará a cargo da empresa municipal SGU – Sociedade de Gestão Urbana.

Constituída por três unidades de intervenção, a operação de intervenção urbana prevista prevê a revitalização e regeneração urbana integral do Núcleo Pombalino, bem como uma melhoria significativa do nível de infra-estruturação e da qualidade urbanística.

De acordo com Luis Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, este projecto “para além das melhorias a nível estético que acarreta, é mais um passo dado na reabilitação urbanística do concelho, que permitirá melhorar significativamente as condições de habitabilidade de muitos munícipes e, consequentemente, a sua qualidade de vida. Gostaria ainda de realçar a importância deste processo do ponto de vista da requalificação do património urbanístico do núcleo pombalino, dando continuidade às acções que, neste domínio, têm vindo a ser levadas a efeito.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *