Mação, Sociedade

Crianças de Mação privilegiadas nas férias de Natal

Os períodos de férias são, muitas vezes, uma altura de preocupação para os encarregados de educação das crianças em idade escolar e pré-escolar. Em Mação a situação é bem diferente estando os dias das férias preenchidos com um leque de actividades que cobre várias idades e vários gostos.
A Câmara Municipal de Mação, tal como outras instituições tem esta preocupação, a de proporcionar tempo livre de qualidade às crianças e descansar os encarregados de educação dessa preocupação. Os serviços da Autarquia Maçaense, como o Museu e a Ludoteca têm desenvolvido um trabalho de excelência assegurando os períodos de férias das crianças de Mação. A Santa Casa da Misericórdia de Mação tem também um papel importante neste trabalho e este ano, com o Contrato Local de Desenvolvimento Social as Férias de Natal são a menor das preocupações para os encarregados de educação.
As crianças da Creche, pertença da Santa Casa da Misericórdia de Mação têm, neste período, o mesmo horário do resto do ano não sendo prejudicadas com o fecho da Creche no período das festas de Natal e final de ano. Na própria véspera de Natal a Creche funciona no período da manhã.
As crianças do Pré-escolar, em período de férias também gozam do mesmo horário escolar dos outros dias. O tempo que normalmente passam na sala com as educadoras é agora passado nas salas de Componente de Apoio à Família. A Componente de Apoio à Família funciona no período escolar entre as 7h45 e as 18h30 nos tempos em que as crianças não estão na sala de aulas assegurando, assim, o seu bem-estar. Nas férias esta continua a ser uma excelente oportunidade para os pais que trabalham e que podem, tal como no período escolar, deixar ali as crianças com um único custo associado, o do almoço.
Ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico a situação é similar à do pré-escolar. A diferença reside no local e designação do espaço que acolhe as crianças. No período de férias funciona o ATL – Actividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia de Mação. O custo associado ao ATL é mensal pois o espaço que é garantido às crianças nas férias é também assegurado no período escolar desde o término das aulas até às 19 horas.
Os vários serviços da Câmara Municipal de Mação desenvolvem em cada período de férias actividades para as crianças de Mação. Este ano, no Natal, a Biblioteca/Ludoteca Municipal desenvolveu os Ateliers Natal d’Arte que são ateliers lúdico didácticos para crianças entre os 3 e os 12 anos. Decorrem nos 3 primeiros dias de cada semana de férias, um atelier de manhã e outro no período da tarde. São gratuitos.
O Museu de Mação desenvolveu este ano, uma actividades específica para o Centro de Férias do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Mação.
O CLDS organizou, para estas férias, um conjunto de actividades para crianças dos 6 aos 12 anos entre os dias 20 e 23 e 27 e 30 de Dezembro. No Centro de Férias do CLDS as crianças, cerca de 48 por dia, participam em actividades desportivas, lúdicas, culturais e de enriquecimento pessoal. Há aqui uma parceria com os serviços da Câmara, como o Museu, a Ludoteca e as Piscinas Cobertas. Além das actividades nestes serviços as crianças têm ainda a oportunidade de visitar Óbidos – Vila Natal, a Serra da Estrela, ida ao cinema, entre outras.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *