Cultura, Trofa

Câmara da Trofa organiza 1º Encontro de Janeiras/Reisadas

A Câmara Municipal da Trofa através do Pelouro da Cultura está a organizar o “1º Encontro Concelhio de Reisadas/ Janeiras – Trofa 2011”. Este evento tem por finalidade promover os costumes do Concelho e vai decorrer no dia 16 de Janeiro, no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa, pelas 15h00.
 
Para este festival foram convidados todos os grupos das oito freguesias, que habitualmente cantam as Janeiras, no concelho. Neste sentido, o encontro contém uma vertente pedagógica de divulgação do trabalho e competências, de cada grupo, e que desta forma, representa um grande valor cultural local e municipal, sendo extremamente necessário e importante valorizar.
 
Os interessados em participar devem inscrever-se através do preenchimento de uma ficha, disponível na Casa da Cultura, no Gabinete de Animação Cultural, até ao dia 30 de Dezembro de 2010.
 
As Janeiras estão enraizadas nos Costumes Portugueses, mas são de origem Romana. Esta actividade, era antigamente entre os Romanos uma forma de orar, ao Deus Jano, para que expulsasse os maus espíritos das suas casas. Este costume, consiste na reunião de grupos que passeiam pelas ruas no início do ano, cantando de porta em porta e desejando às pessoas um feliz ano novo.
 
Por outro lado, as Reisadas são demonstrações culturais e religiosas muito populares, de origem Ibérica. Este costume consiste num grupo de músicos, cantores e dançarinos que vão de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, retratando a viagens dos Reis Magos e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.
 
A Câmara Municipal da Trofa esforça-se assim, por evidenciar e conservar a Tradição das Janeiras e Reisadas e desta forma proporcionar a todos os amantes destes costumes, uma tarde única e inesquecível a todos os presentes, oferecendo momentos de alegria, convívio e de troca de experiências.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *