Sociedade, Vale de Cambra

Câmara Municipal oferece um natal mais doce às comissões de idosos – Vale de Cambra

O Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José  Bastos, deslocou-se às freguesias do Concelho entre os passados dias 15 e 16 de Dezembro para agradecer pessoalmente às Comissões de Idosos, através dos seus representantes, todo o trabalho e empenho que estes grupos têm tido na dinamização do Município.

“É inegável a importância que as Comissões de Idosos têm no nosso Concelho e o trabalho e a dinâmica que têm imprimido na vida social, cultural e cívica de Vale de Cambra ao longo dos seus cinco anos de existência”, referiu José Bastos. 

Apesar da homenagem às Comissões de Idosos ser feita, nas palavras do Autarca, “quase no dia-a-dia”, através do apoio e do acompanhamento por parte da Câmara Municipal de Vale de Cambra, esta época natalícia é “especial” e foi assim, presenteada com um Bolo-Rei.

Ao todo foram distribuidos 120 deliciosos bolos-rei, também eles símbolo do Natal e da fraternidade, uma forma de “nos manifestarmos e estarmos presentes nesta Quadra de reflexão e em que devemos agradecer a quem está ao nosso lado. As Comissões de Idosos aceitam de facto todos os desafios que lhes colocamos, e estas pessoas com a experiência e saber de vida que têm são uma mais valia para o Município. Foi por isso que não quisemos deixar passar em branco esta época e que lhes viemos agradecer”, concluiu José Bastos.

O périplo contemplou todas as nove freguesias do Concelho e decorreu nos dias 15 e 16 de Dezembro.

Por detrás do bolo-rei está toda uma simbologia com 2000 anos de existência, podendo dizer-se que esta doce iguaria representa os presentes que os três Reis Magos deram ao Menino Jesus aquando do seu nascimento.

Assim, a côdea simboliza o ouro; as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo assinala o incenso, tendo assim um significado de abundância e felicidade para quem o recebe. 

As Comissões de Idosos 

Criadas há 5 anos atrás por iniciativa da Câmara Municipal de Vale de Cambra, as Comissões de Idosos têm como principais objectivos: contribuir para a valorização pessoal e social do idoso; promover a participação activa dos idosos na vida social bem como contribuir para a melhoria da sua Qualidade de Vida.

Estes objectivos têm sido de facto, as bandeiras das Comissões onde várias centenas de idosos desempenham actividades e tarefas fundamentais em áreas tão diversas como a Intergeracionalidade, a Cultura, o Lazer ou o Desporto, sempre coordenadas e acompanhadas pela Câmara Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *