Cultura, Santa Maria da Feira

Exposição de Serralves na Biblioteca da Feira – Sta. Maria da Feira

A exposição “Bravo, Lapa e Palolo” reúne obras dos três artistas que se encontram na colecção do Museu de Serralves, assim como em colecções institucionais e privadas que estão em depósito em Serralves. A mostra está patente na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira até 13 de Fevereiro. 

Esta exposição não pretende ser antológica da obra de cada um dos artistas mas permite, contudo, a formulação de um olhar particular sobre alguns dos momentos mais relevantes das suas obras, no confronto das diferenças que cada um deles sempre soube cultivar no exercício da amizade e da cumplicidade ética que aos três sempre reuniu.

 
Joaquim Bravo (1935-1990), Álvaro Lapa (1939-2006) e António Palolo (1946-2000) são três pintores portugueses nascidos em Évora que, coincidindo na amizade e na cumplicidade dos tempos e lugares que partilharam, jamais abdicaram da liberdade irredutível que se manifesta na individualidade de cada uma das suas obras, independentemente dos compromissos, solidariedades ou estratégias de grupo a que os três sempre souberam resistir no contexto de arte praticada em Portugal.  

Curiosamente, a aprendizagem da pintura e a reflexão estética não parte, em nenhum dos três, da frequência de uma Escola de Arte ou de um relacionamento determinado com o restante contexto artístico nacional. Em todos eles, a descoberta da arte depende muito mais de uma experiência da vida e das situações que ela propicia do que de uma integração num contexto escolar ou artístico.  

As suas obras estabelecem um diálogo individual e idiossincrático com as referências culturais com que cada um decide confrontar, numa selecção restrita e criteriosa dessas mesmas referências. Se em Bravo e Lapa, as suas obras partem muitas vezes de explícitas referências literárias, em Palolo será o intertexto visual que predomina nos padrões abstractos e geométricos que predominam no cromatismo da sua pintura. 
 

Exposição | Informações

Nome: “Bravo, Lapa e Palolo”

Comissariado: João Fernandes

Local: Sala de exposições da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira

Datas: de 11 de Dezembro a 13 de Fevereiro

Inauguração: 11 de Dezembro | 17h30

Horário: 2ª a sáb, 12h00 » 23h00; dom. 15h00 » 23h00

Morada: Av. Dr. Belchior Cardoso da Costa – Santa Maria da Feira

Contactos: tel. 256 377 030 ou e-mail biblioteca@cm-feira.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *