Borba, Sociedade

Tertúlia sobre a prevenção da toxicodependência em Borba

Numa iniciativa conjunta da Rede Social de Borba e o Centro de Respostas Integradas de Évora do Instituto da Droga e Toxicodependência, decorrerá esta Quinta-feira, 16 de Dezembro, pelas 21.15 horas, a tertúlia “Cantigas de Prevenção e Outros Dizeres”, no Bar da Cidade, em Borba. Pretende-se assim criar um espaço onde a música e a conversa se cruzam para a prevenção da toxicodependência, com a participação de Duarte Coxo, fadista e psicólogo clínico, e Paulo de Jesus, Coordenador da Equipa de Prevenção, ambos técnicos do Centro de Respostas Integradas de Évora do IDT.

O objectivo desta iniciativa centra-se na criação de um momento informal de partilha e reflexão em torno das questões relacionadas com os comportamentos e consumos de risco nos contextos familiares. Através das competências técnicas e musicais de Duarte Coxo, pretende-se criar um ambiente emocional e social à partilha e troca de ideias sobre as matérias relacionadas com as dependências e os riscos a ela associados.

No concelho de Borba foi desenhado pelos parceiros que compõem o Núcleo Territorial (Associação de Desenvolvimento Montes Claros, Município de Borba, Centro de Saúde de Borba e Agrupamento de Escolas) um plano de acção que concorre com os objectivos gerais do programa. Entre as actividades de maior relevo, estão as acções de capacitação da comunidade, representada pelos agentes sociais em matérias relacionadas com as dependências, a concretização de acções de formação para aplicadores do projecto “Eu e os outros”, dirigida a adolescentes e jovens, a formação de agentes mediadores para futura intervenção em contextos de diversão nocturna e sessões de sensibilização dirigidas a pais.

Fica assim reiterado o apelo à participação de toda a comunidade, e dos seus mais dignos representantes. Uma vez que os desafios da sociedade do século XXI são autênticas convocatórias à cidadania e participação cívica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *