Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Município de Reguengos de Monsaraz moderniza todas as infra-estruturas da Aldeia de Cima

O Município de Reguengos de Monsaraz apresentou as obras de requalificação do Largo da Liberdade e do Largo 1º de Maio, ambos na Aldeia de Cima, bem como em toda esta zona mais antiga da cidade, num investimento superior a 100 mil euros. A apresentação destas obras à população decorreu no âmbito das comemorações do sexto aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade. 

Os trabalhos tiveram como objectivo a recolocação da rede de águas pluviais em todo o Largo 1º de Maio e a requalificação da do Largo da Liberdade, à qual se juntou uma nova rede vinda da Rua 11 de Março e da Praceta 11 de Março. Na sequência das alterações efectuadas nas redes de águas pluviais, foi elaborado um estudo com vista à requalificação dos largos com a criação de dois espaços de estadia. 

Em cada um dos largos foi alterado o pavimento existente e colocados bancos de jardim, mesas com bancos individuais e nova iluminação pública. No Largo da Liberdade foi criada uma bolsa de estacionamento e em ambos os largos foram plantadas árvores com a intenção de devolver com qualidade os espaços aos munícipes, criando zonas de sombreamento.  

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “desta forma conseguimos corrigir situações críticas num dos locais mais históricos da cidade. Desejo por isso que as obras, tanto as da rede de águas pluviais, como as da requalificação urbanística, sejam do agrado de todos e que contribuam para uma melhor qualidade de vida dos munícipes”. O autarca disse ainda que “fiquei igualmente muito emocionado pelo caloroso acolhimento que os moradores manifestaram a estas obras”.  

O sistema urbano de Reguengos de Monsaraz desenvolveu-se a partir de dois núcleos embrionários datados dos séculos XV-XVI e XVII, designados de Reguengos de Cima e Reguengos de Baixo, ligados fisicamente pela rua de Lisboa. A aldeia nasceu em terras muito férteis pertencentes à casa de Bragança. Reguengos de Cima apresentava características em tudo idênticas às de Reguengos de Baixo, existindo ainda vestígios de uma capela, trazida à memória actualmente através da sabedoria popular. Em 1838 Reguengos de Monsaraz passou a ser sede de concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *