Cantanhede, Cultura

Exposição colectiva de presépios na Biblioteca Municipal de Cantanhede

“Nasceu um Menino” é o nome da exposição de artes plásticas que está patente no átrio da Biblioteca Municipal de Cantanhede até ao próximo dia 7 de Janeiro de 2011.

A exposição é  constituída por cerca de uma dezena de cenas da natividade, todas da autoria de artistas plásticos do Concelho de Cantanhede, que recorreram a diversas técnicas, designadamente aguarela, óleo sobre tela, técnica mista e acrílico, para reflectir sobre a quadra natalícia que se atravessa e sobre o nascimento de Cristo.

Estão presentes na exposição trabalhos de Álvaro Galvão, Anabela Cutelo, Bruno Santos, Daniela Marques, Juan Domingues, Maria da Glória Patrão, Filomena Laranjeira Neves, Ricardo Mendes, Fátima Lourenço Marques, Sílvia Peça e Sofia Souto Moniz. 

À semelhança do que é feito desde 2002, sempre em Dezembro, esta iniciativa tem como objectivo assinalar a quadra festiva que se atravessa lembrando um dos principais símbolos do Natal, o presépio. A iniciativa de recriar o momento do nascimento de Jesus Cristo de uma forma menos convencional e, por isso, com grande liberdade criativa e de imaginação, resulta de um desafio lançado pela responsável pela Biblioteca Municipal, Maria Teresa Paixão.

Recorde-se que o ano passado, a iniciativa apresentou cerca de uma dezena de cenas da natividade, todas elas elaboradas por profissionais de pastelaria da Cidade de Cantanhede, os quais recorreram a diversos materiais utilizados pelas indústrias da panificação e da pastelaria, designadamente massa de pão e de broa, fios de ovos, maçapão, pão-de-ló, nozes, massa folhada, coco ralado, açúcar e bolachas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *