Arouca, Cultura

Saboreie os “Fins-de-semana Gastronómicos”, no Arouca Geopark

Depois de se deliciar com as paisagens de Arouca e com as páginas da história que aqui pode percorrer, termine a visita à mesa. Escolha entre a posta arouquesa, os medalhões de vitela, o bife de arouquês ou a costeletas de vitela grelhada. Acompanhe com um vinho verde desta região, e termine com um manjar de doces conventuais. É este o desafio da AGA – Associação Geoparque Arouca, da Câmara Municipal de Arouca e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que dinamizam a iniciativa “Fins-de-semana Gastronómicos” no território Arouca Geopark, durante o fim-de-semana de 19 e 20 de Março. Ceda à tentação.
 
Delicie-se com uma carne de paladar único, fruto da calma dos ares serranos, das pastagens por lugares cuja beleza ultrapassa a sua imaginação. Desvende também os segredos da tentação dos doces conventuais, finos e requintados, das castanhas doces, às roscas de amêndoa, das barrigas de freira, ao pão de S. Bernardo, das morcelas aos charutos, são de degustação obrigatória, depois da posta de arouquês ou da vitela assada.
 
A carne arouquesa tem-se assumido, de resto, como um verdadeiro ex-libris, conjugando as receitas tradicionais com a inovação. Neste sentido, o «Arouca Geopark» tem desenvolvido várias acções de show cooking, em que os novos sabores se fundem com os saberes e paladares da tradição.
 
Os “Fins-de-Semana Gastronómicos” são uma iniciativa da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, que integra a marca “portoenorte.come” e irá percorrer, em datas distintas, no período compreendido de  8 e 9 de Janeiro a 28 e 29 de Maio de 2011, os vários municípios que integram esta entidade.
 
O objectivo deste certame é impulsionar e divulgar o produto estratégico “Gastronomia e Vinhos” de acordo com os diferentes produtos típicos de cada região aderente, desempenhando um papel fundamental na consolidação do destino Arouca Geopark dentro da região Porto e Norte de Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *