Cultura, Vale de Cambra

Promoção da Auto-Estima da População Idosa – Vale de Cambra

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Vale de Cambra foi pequeno para acolher as 150 pessoas que quiseram marcar presença na abertura oficial da Exposição de Fotografia “Promoção da Auto-Estima da População Idosa” que decorreu ontem, 9 de Dezembro ao início da tarde no Edifício Municipal.

“A Vossa presença, a vossa participação e a resposta aos desafios que Vos colocamos desde há alguns anos para cá é uma mais-valia para a Câmara Municipal”, referiu o Presidente da Autarquia, José Bastos que agradeceu a participação dos idosos neste projecto que envolveu perto de 90 participantes.

José  Bastos referiu ainda que este trabalho é mais um reflexo da aposta que a Câmara Municipal de Vale de Cambra tem vindo a fazer na Acção Social em vários campos “uma das únicas áreas, a par da Educação, onde não iremos fazer cortes orçamentais”, e onde “desde o apoio às famílias carenciadas, passando pela promoção da Natalidade ou pela acção social escolar, o apoio e incentivo ao Idoso e à sua Qualidade de Vida é uma das nossas grandes bandeiras”. 
 

Depois do lançamento do projecto Câmara Amiga em Maio passado (que apoia solidariamente os Idosos em pequenas tarefas) e das Comemorações do Dia do Idoso e do Dia dos Avós, o final do ano de 2010 continua em grande para a população idosa do Concelho de Vale de Cambra com a inauguração da Exposição de Fotografia “promoção da Auto-estima da População Idosa”.

Esta exposição é a última fase de um vasto projecto de Melhoria da Auto Estima da População Idosa que começou a ser implementado desde 2009 com os membros das Comissões de Idosos das Freguesias.

A exposição estará  patente até ao dia 31 de Dezembro, no hall do Salão Nobre do Edifício Municipal e pode ser visitada durante todos os dias da semana, entre as 14h00 e as 17h00. Como tal, o Presidente da Câmara Municipal deixou publicamente um convite: “para que todos a visitem e vejam como dão o exemplo estas pessoas com tanta experiência de vida e que por vezes nem tiveram tempo de cuidar delas só para que as gerações mais jovens tivessem uma vida melhor”.

José Bastos, visivelmente satisfeito com esta realização, felicitou “todos os envolvidos, desde os participantes das Comissões até aos próprios técnicos” e destacou que “o apoio à população idosa é de facto uma das nossas grandes prioridades. É aqui que temos a missão e a obrigação de não falharmos e vocês, com a experiência de vida que têm e com o tanto que podem ensinar, respondem sempre com afinco e garra aos desafios que Vos colocamos. Bem- hajam por isso!”

Presente na sessão esteve também a Vereadora da Acção Social, Elisabete Rocha, que para além de felicitar os participantes e agradecer publicamente o empenho de todos, deixou uma mensagem de incentivo para novas actividades semelhantes: “A Câmara Municipal de Vale de Cambra precisa de todos vocês e quer-vos activos. Como tal, pretendemos continuar a promover actividades e esperamos que nos acolham sempre com esta postura positiva e com este espírito de iniciativa que faz com os projectos resultem”.

Elisabete Rocha enalteceu ainda a colaboração das Instituições Particulares de Solidariedade Social, “que são sempre fundamentais nos projectos que temos levado a cabo nesta área de apoio ao Idoso”. 

Promover a Auto Estima: um projecto para idosos 

O Projecto de Promoção da Auto Estima da População Idosa despertou desde logo muita receptividade por parte do seu público-alvo.

Basta atendermos que na sua primeira fase – em que foi realizada uma auscultação aos membros das Comissões de Idosos para conhecer o grau de interesse em participar em sessões de auto-estima- atingiu os 95% de respostas positivas.

Numa segunda fase decorreram as sessões de Psicologia com Idalinda Dias, Psicóloga, nos meses de Maio Junho, Novembro e Dezembro com um total de 86 participantes.

Com o objectivo de promover a auto-estima de todos os participantes, foi realizada uma sessão de beleza e uma sessão fotográfica. Esta última tem rosoto visível a partir de agora, nos varios rostos retratados ao longo da Exposição patente no Edifício Municipal.

A entrada é livre.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *