Portimão, Sociedade

Concerto de angariação de donativos para as obras da Igreja Matriz de Portimão

O Grupo Coral Adágio promove no dia 11 de Dezembro, às 21h00, um concerto na Igreja do Colégio destinado à angariação de donativos para as obras de recuperação que decorrem na Igreja Matriz de Portimão. 

As entradas são livres para este concerto, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão, contribuindo cada espectador com o seu donativo, no sentido de apoiar a profunda remodelação em curso na Matriz da cidade e que está orçada em cerca de 600 mil euros. 

A Câmara Municipal de Portimão responsabilizou-se pela reparação e substituição dos telhados, intervenção orçada em 150 mil euros, estando a restante verba a ser angariada junto da comunidade paroquial, o que justifica este espectáculo organizado pelo Grupo Coral Adágio. 

Edifício gótico do séc. XV e ressuscitada das ruínas do terramoto de 1755 pela coragem e dedicação dos portimonenses dos séculos XVIII e XIX, a Igreja Matriz chegou à actualidade com a beleza e a majestade que lhe são próprias, mas sofrendo de uma degradação galopante do madeiramento da sua cobertura. 

Para além de colocar em risco a segurança dos frequentadores, essa deficiência está a provocar infiltrações constantes no interior do imóvel, cujas consequências são visíveis no desprendimento de blocos de reboco, na degradação do interior e, de forma particular, no apodrecimento do forro de madeira. 

De igual forma, a estrutura dos altares encontra-se violentamente infestada de insectos xilófagos, cuja destruição já ameaça a talha artística, estando prevista na compelxa intervenção em curso a substituição da instalação eléctrica e a colocação de um alarme antí-incêndios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *