Economia, Viseu

Câmara Municipal de Viseu tem das taxas de I.M.I. mais baixas do País.

Reunida a informação das capitais de distrito, no que respeita à taxa definida para o Imposto Municipal de Imóveis, verifica-se que de 18 capitais de distrito, a maioria (12) determinaram taxa de valor máximo, enquanto Viseu e mais 3 capitais definiram valores mais reduzidos. 

Viseu definiu para os prédios urbanos avaliados o valor de 0,60, enquanto a maioria definiu 0,70. Para os imóveis não avaliados (mais antigos) o valor da taxa definido pela Câmara de Viseu é de 0,38. 

Acresce que o município de Viseu efectuou um estudo “no terreno”, que se traduziu na apresentação de uma proposta ao Ministério das Finanças que alterou os coeficientes de localização, variável que influencia a determinação do valor patrimonial tributário dos prédios. 

O Ministério das Finanças, através da Comissão Nacional de Avaliação dos Prédios Urbanos, onde detém maioria dos Membros, aceitou parte significativa da proposta de alteração – revisão apresentada pela Câmara Municipal de Viseu. 

Como resultado deste esforço, a esmagadora maioria dos contribuintes pagarão um valor mais reduzido de I.M.I., com a consequente diminuição da receita municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Viseu está mesmo em evidencia.
    Hoje, ás 18,30h será realizada uma cerimonia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro,tornando esta Cidade irmã de Viseu.É um orgulho para todos os Visienses e por que não dizer para todos os Portuguêses.Parabéns portanto.Estão todos convidados para a comemoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *