Cultura, Marinha Grande

Biblioteca Municipal celebra Natal – Marinha Grande

A Biblioteca Municipal da Marinha Grande, situada no Jardim Stephens, prepara, como habitualmente, um programa de actividades destinadas ao público infantil. No mês de Dezembro vai oferecer diversas actividades às crianças, como prenda de Natal.

As actividades são as seguintes:

A hora do conto, de segunda a sexta-feira, às 10h00 e às 14h30 recebe grupos de crianças dos 4 aos 10 anos, com o Livro o “O NATAL ESPECIAL DA RENA RUBI”, De Stella Gurney e Ilustrações de Sharon Williams, Edições Nova Gaia.

“Quando não consegue acompanhar as restantes renas, na véspera de Natal, a pequena rena Rubi sente que os desapontou a todos. Mas Rubi ainda tem uma oportunidade de provar a sua coragem, e pode ser mais cedo do que pensa…”

Esta actividade inclui uma visita guiada aos vários espaços da Biblioteca, explicação da forma de funcionamento e termina numa sessão de leitura. Participação gratuita, sujeita a marcação prévia.

“ Filmes à 4ª…”, decorre todas as quartas-feiras, excepto feriados, às 15h30, e para o mês de Dezembro, como não podia deixar de ser a temática é associada à quadra natalícia.

15 de Dezembro: “O Natal mágico do Mickey”

Falado em Português, maiores de 4 anos, dur. 59 min.

22 de Dezembro: “Polar express”

Falado em Português, maiores de 6 anos, dur. 96 min.

29 de Dezembro: “Bob o Construtor: um natal a recordar”

Falado em Português, maiores de 4 anos, dur. 51 min.

 
 

A Biblioteca tem ainda previstas para este mês outras actividades inseridas nas festividades do Natal, nos dias 20, 21 e 23, a partir das 15h00, todas as crianças dos 4 aos 12 anos são convidadas a decorar a Sala Infantil, situada no 1º piso da Biblioteca Municipal, com motivos de Natal, a fazer desenhos ou escrever uma carta ao Pai Natal. Estes trabalhos ficarão expostos num Painel de Natal.

Exposição

Ainda inserida nas comemorações do Centenário da Implantação da República, vai estar patente até ao dia 15 de Dezembro, no átrio da Biblioteca, a exposição “Passe, Cidadão!”.

“Mandou-me procurar? Passe, Cidadão!” foi a senha e contra -senha utilizada pelos revolucionários no dia 5 de Outubro de 1910. Um século depois da implantação da República, é tempo de recordar os factos e as circunstâncias que a ela conduziram e os seus protagonistas. O republicanismo, antes de ser regime, constituiu um movimento cultural regenerador que almejava uma modernização de todos os sectores da sociedade portuguesa.

Hoje, percorridos 100 anos sobre o seu início, pensar o presente e o futuro da República, constitui também um aliciante desafio. A presente exposição pretende introduzir o visitante no contexto económico, político, cultural e das mentalidades que se viveu durante a transição revolucionária da Monarquia para a República, fornecendo informação que permita conhecer os principais factos e personalidades que marcam esta cronologia. Celebrar a República é relembrar a sua história, envolvendo a comunidade.

Divulgando… Tradições, contos e Imagens de Natal é uma mostra bibliográfica temática dedicada à quadra natalícia, com a divulgação de diferentes tradições de Natal, contos infantis e reproduções de quadros de pintores famosos com representações natalícias. Está patente, de 16 a 31 de Dezembro, no átrio da Biblioteca.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *