Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Reguengos de Monsaraz comemora sexto aniversário de elevação a cidade

O Município de Reguengos de Monsaraz vai comemorar o sexto aniversário da elevação de Reguengos de Monsaraz à categoria administrativa de cidade. Para assinalar a data, na quarta-feira, dia 8 de Dezembro, pelas 10h, na Praça da Liberdade, será inaugurada a exposição itinerante “Viva a República!… Em Digressão”.  

Esta exposição está integrada nas comemorações do centenário da República e pode ser apreciada até ao dia 10 de Dezembro, entre as 10h e as 22h. Dedicada à I República, um dos períodos mais marcantes da história recente de Portugal, a mostra convida o visitante a acompanhar o percurso da evolução do ideário republicano, o processo de implantação da República, os principais contextos e transformações a que esteve associada. 

Às 11h30 decorrerá a cerimónia de atribuição do nome Victor Martelo ao complexo de piscinas municipais da cidade. Victor Martelo foi Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz desde as primeiras eleições livres, realizadas em 1976, e desempenhou o cargo ininterruptamente até ao ano passado. Na segunda metade da década de 1980, Victor Martelo já tinha intenção de construir as piscinas mas abdicou do projecto em favor da instalação do saneamento básico em todas as povoações da Freguesia de Monsaraz, obras que considerava mais importantes para o bem-estar da população, tendo inaugurado o complexo de piscinas municipais no dia 4 de Julho de 1998. 

Às 17h será apresentada a requalificação urbana do Bairro da Aldeia de Cima e a partir das 22h30, o Auditório Municipal recebe um espectáculo com a Lisbon Swing Band, acompanhada por Carlos Guilherme. Esta orquestra vai apresentar um repertório baseado nos grandes clássicos para Big Band da música nacional e internacional. A Lisbon Swing Band é dirigida pelo maestro Jacinto Montezo e composta por cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones, uma guitarra, um piano, um baixo e dois elementos na bateria e percussões. 

No dia 9 de Dezembro, o Dia da Cidade, às 10h decorrerá a Parada de Pais Natal pelas ruas de Reguengos de Monsaraz com os alunos das escolas e dos jardins-de-infância do concelho. Pelas 11h vão ser divulgados os vencedores do Concurso de Presépios, no Posto de Turismo Municipal. Os 14 presépios a concurso, com as dimensões 50cm x 50cm, foram elaborados nas escolas e jardins-de-infância e produzidos em cortiça, com cabaças, com frascos de vidro, modelados em barro, em cartolinas, em azulejos e em folhas de palmeira, e decorados com palhas, canas, lã, musgo, serradura, pedras e folhas. 

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “é uma data muito importante para Reguengos de Monsaraz pois esta antiga aspiração dos reguenguenses, que já existia há muitas dezenas de anos, foi finalmente atingida há seis anos e representa um importante passo para o desenvolvimento sustentado de Reguengos de Monsaraz”. O autarca destaca a homenagem que vai ser feita a Victor Martelo com o descerramento de uma placa e a atribuição do seu nome às piscinas municipais “pela sua perseverança na construção desta infra-estrutura que proporciona uma melhor qualidade de vida aos munícipes e que Victor Martelo considera a sua grande obra”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *