Portimão, Sociedade

Portimão festeja 86 anos de elevação a cidade

O Dia da Cidade de Portimão será este ano marcado pelo encerramento das comemorações do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, presididas por Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, assim como pelo lançamento da primeira pedra do edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional e pela inauguração oficial da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Al-Vita. 

Em jeito de balanço sobre as comemorações relativas a Teixeira Gomes que decorreram ao longo de 2010, o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, destaca “a versatilidade do respectivo programa e a grande receptividade junto do público, com realce para a abrangência regional alcançada e o envolvimento empenhado da sociedade local, especialmente o associativismo e a comunidade escolar”. 

“Este foi o ano da visita a Manuel Teixeira Gomes, sua vida e sua obra, e que irá fechar de maneira condigna com a presença do Presidente da República, também ele um algarvio, que virá a Portimão para presidir à sessão solene de encerramento das comemorações nacionais dos 150 anos do nascimento do escritor e estadista”, refere Manuel da Luz. 

Para além dessa cerimónia, serão pontos altos do dia o lançamento da primeira pedra do novo edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a construir na Caldeira do Moinho, e a inauguração oficial da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Al-Vita, os quais serão presididos, respectivamente, pela ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, e pela ministra da Saúde, Ana Jorge. 

Para o presidente da municipalidade de Portimão, estes dois actos “simbolizam de forma emblemática o modo de entender a política preconizado por Manuel Teixeira Gomes, pois se o primeiro representa um investimento muito forte na educação alternativa ao sistema formal de ensino, uma das bandeiras da Primeira República, já o segundo é uma iniciativa inovadora e moderna que vai de encontro àqueles que têm a expectativa de uma vida mais longa e com qualidade, o que também tem a ver com o ideário de Teixeira Gomes, que sempre lutou por uma sociedade melhor”. 

Ainda no âmbito das comemorações dos 150 anos de Manuel Teixeira Gomes, tem lugar no TEMPO o espectáculo de teatro “Um Homem Singular” pela ACTA, nos dias 9 e 10, além da Jornada “Teixeira Gomes, Portimão e a República”, composta pelo colóquio “Encruzilhadas – Manuel Teixeira Gomes, Luz e Sombra no Horizonte Incerto” e a apresentação do livro “Portimão e a Revolução Republicana”, marcada para o dia 10 e que decorrerá no Museu de Portimão. 

Dia da Cidade de Portimão 

O programa do Dia da Cidade tem início às 09h00 na Praça 1º de Maio, com o hastear das bandeiras e a participação da Sociedade Filarmónica Portimonense e da Fanfarra da Associação dos Bombeiros Voluntários de Portimão. Meia hora depois tem lugar a tradicional romagem ao túmulo de Manuel Teixeira Gomes, situado no Cemitério Municipal, com leitura de um texto do homenageado pelo actor e declamador Luís Vicente. 

Às 10h30 realiza-se na Caldeira do Moinho o lançamento da primeira pedra do edifício do Instituto de Emprego e Formação Profissional, com a presença da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André. As novas instalações, num investimento de 6,7 milhões de euros, terão um pólo de formação, salas de formação teórica e prática (oficinas e laboratório), gabinetes técnicos, mediateca e campo de jogos coberto. 

Uma hora depois, no Salão Nobre da Câmara Municipal tem início a habitual sessão solene, com intervenção dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão, intercalados por interlúdios musicais ao gosto de Teixeira Gomes, pela jovem pianista local Laura Quaresma. 

Para as 13h15 foi agendada a inauguração oficial da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Al-Vita, situada na Ladeira do Vau, num acto que será presidido pela ministra da Saúde, Ana Jorge. Situado na Quinta da Ouriva, próximo da Ladeira do Vau, será o primeiro equipamento na região algarvia com estas características, dispondo de unidades de convalescença e de média duração e reabilitação, bem como de uma capacidade de 74 camas, e proporcionando 60 postos de trabalho, num iinvestimento privado de 7,5 milhões de euros, com entrada em funcionamento prevista para o próximo mês de Janeiro. 

A recepção oficial ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, terá lugar na Praça Manuel Teixeira Gomes às 15h30, com entuação da Portuguesa pela Sociedade Filarmónica Portimonense e breve homenagem à memória de Manuel Teixeira Gomes. 

O programa prossegue no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com a sessão solene de encerramento das comemorações nacionais dos 150 anos do nascimento de Manuel Teixeira Gomes, onde intervirão o professor doutor Fernando Rosas, que focará o tema “Manuel Teixeira Gomes e a República”, e o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva. 

Na ocasião vão ser entregues medalhas e títulos honoríficos a cidadãos e a entidades municipais e regionais, bem como os prémios alusivos ao Concurso Literário Juvenil Manuel Teixeira Gomes. O presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, procederá à entrega simbólica das chaves da cidade de Portimão ao Presidente da República, terminando a cerimónia com interpretação do hino nacional pelo Grupo Coral Adágio. 

Cerca das 17h30, terá  lugar uma visita ao Museu de Portimão, recentemente distinguido com o “Prémio Conselho da Europa 2010”, sendo descerrada neste equipamento cultural uma placa alusiva à efeméride. 

Neste dia, são também de destacar o Baile Popular no Portimão Arena, a partir das 21h00, assim como a apresentação do nº 6 da revista “Atlântica” na Casa Manuel Teixeira Gomes, às 19h00, e de “Sóbolos”, o mais recente livro de António Lobo Antunes, que a partir das 22h00 estará presente na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes para uma sessão de autógrafos. 

Programa eclético e abrangente 

Relativamente ao programa das comemorações do Dia da Cidade, que está a decorrer desde o passado dia 4 e se prolonga até 13 de Dezembro, são de destacar a Gala do Desporto, que homenageará os campeões portimonenses e que está marcada para o dia 8, às 17h30, no Auditório Municipal de Portimão, assim como a assinatura da escritura pública de constituição da Associação de Turismo de Portimão, que terá lugar no dia seguinte, às 18h00, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. 

Como é habitual, as comemorações do Dia da Cidade contam ainda com um vasto e rico programa de festividades, que têm lugar nas três freguesias e onde participam de forma empenhada associações e colectividades do município de Portimão. 

De referir que a concepção da imagem alusiva ao Dia da Cidade de Portimão foi fruto de um projecto desenvolvido em parceria com o ISMAT- Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, envolvendo as turmas de Design deste estabelecimento de ensino, tendo sido seleccionada a proposta da aluna Simone Duarte.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *